Os Workshops Infantis Férias de Verão no Centro de Educação Ambiental (CEA) decorreram durante os meses de julho e agosto e contaram com a participação de 160 crianças e jovens do concelho de Vale de Cambra, que desenvolveram atividades que visam a proteção do meio ambiente e a adoção de hábitos sustentáveis.
Cristina Maria Santos
Em contacto com a natureza, os mais de uma centena e meia de participantes aprenderam tarefas como: a manutenção da horta, conheceram animais auxiliares da agricultura biológica, cozinharam de forma criativa, monitorizaram o charco do CEA, criaram obras de arte com elementos da natureza, e ainda observaram e conheceram os animais que vivem no Rio Vigues.
O programa Férias de Verão no Centro de Educação Ambiental, terminou , este ano, com um acampamento noturno, designado “Vamos armar tenda”, cujo objetivo foi o de “favorecer o sentido de grupo, através da colaboração e entreajuda, e a criação de laços de amizade”, referiu o vereador do pelouro do Ambiente, José Alexandre Pinho que acompanhou de perto o programa.
Este foi um ano de “intensa atividade”, sublinhou o vereador ao Voz de Cambra. Ao longo das férias de verão, o CEA mobilizou centenas de visitantes, integrando-os nas mais variadas atividades e serviços que este equipamento de promoção para a sustentabilidade oferece à população.
Para José Alexandre Pinho, desta forma, “as crianças e jovens mantêm-se ocupados no período de férias em atividades ao ar livre, com ações de componente pedagógica e que visam a proteção do meio ambiente e a adoção de hábitos sustentáveis”.
O CEA de Vale de Cambra nasceu em 2015 e, com perto de uma década de existência, continua a Educar para o Ambiente, num espaço com potencialidades pedagógicas e de lazer que proporciona aos visitantes: atividades de sensibilização ambiental, canteiros temáticos e hortas biológicas.
A infraestrutura tem recebido milhares de visitantes e desenvolve mais de 100 atividades, entre as quais: ações de sensibilização para público escolar; programas de ocupação de tempos livres em período de férias; atividades para Instituições de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho de Vale de Cambra e de outros concelhos; cursos/ workshops para público em geral; dias comemorativos/dias abertos e visitas livres.
Localizado na zona nascente do Parque da Cidade de Vale de Cambra, este espaço municipal tem um carácter educativo e demonstrativo e pretende promover o contacto dos diferentes públicos-alvo com a natureza, desenvolvendo nestes uma maior sensibilidade para a necessidade da sua proteção e para a mudança de atitudes e comportamentos mais “amigos do Ambiente”.