À semelhança do ano passado, o apoio da Câmara de Vale de Cambra será feito através da aquisição dos livros de fichas de todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo, o apoio aos alunos do 5.º ao 12.º ano no valor de 25 euros, em Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) e, este ano, com a novidade na aposta na educação digital, com a criação de uma sala com equipamento e recursos pedagógicos digitais, na Escola Secundária e na Escola de Dairas, revelou ao Voz de Cambra, a vereadora da Educação, Mónica Seixas.
Cristina Maria Santos
“A grande novidade deste ano é equipar uma sala do futuro para a educação digital”, sublinhou a vereadora da Educação, da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas.
Em declarações ao Voz de Cambra, lembrou que vai haver equipamentos à disposição de alunos e professores para a realização de trabalhos colaborativos e de realidade aumentada, que lhes vai permitir vivenciar experiências ligadas à inteligência artificial.
A autarquia beneficiou do financiamento do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADD), que tem como objetivo ser um instrumento que deve favorecer e promover o uso dos meios digitais, tanto nos processos de ensino-aprendizagem, como nos demais processos de gestão do agrupamento, tendo como propósito o desenvolvimento das competências digitais de alunos e professores.
Para tal, será criada uma sala do futuro, na Escola Secundária e outra na Escola de Dairas, com equipamento e recursos pedagógicos digitais, que serão partilhados por toda a comunidade educativa.
A vereadora referiu-se a uma transformação digital, que servirá para o desenvolvimento profissional de docentes e alunos das escolas do Concelho.
O objetivo é colocar estas salas a funcionar durante este ano letivo. A Câmara encontra-se, neste momento, a reunir com empresas, a projetar as salas e os seus os equipamentos.
Apoios à ação social
À semelhança do ano letivo anterior, a Câmara de Vale de Cambra vai dar apoio, através da aquisição dos livros de fichas e kits de material escolar de todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico do concelho. São ainda abrangidos todos os alunos que frequentam os restantes ciclos, do 5.º ao 12.º anos, com o valor de 25 euros, destinado a despesas escolares, a carregar no cartão de cada aluno.
Para além das atividades de complemento curricular (visitas de estudo) para criança do 1.º ciclo dos escalões A e B da ação social escola; a autarquia continuar a apoiar os transportes escolares dos alunos desde o início do ensino básico até à conclusão do ensino secundário e a dar apoio em bolsas de estudo a alunos do ensino secundário ao superior.
Em declarações ao Voz de Cambra, a vereadora da Educação salientou também a mobilização de parcerias com instituições locais, como é o caso da FOCUS, especialista na oferta de projetos de vida individualizados a pessoas com Perturbações do Espetro de Autismo (PEA); as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo e ainda a continuidade do projeto Raízes, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio com o fundamento de dar uma abordagem precoce e preventiva do insucesso escolar, resultando de uma resposta concertada entre os agentes educativos concelhios.
O ano letivo arranca hoje, dia 15 de setembro com cerca de 2600 alunos.
Colóquio “𝐀𝐩𝐫𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 +: 𝐄𝐪𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐧𝐚𝐃𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞”
O tema 𝐀𝐩𝐫𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 +: 𝐄𝐪𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐧𝐚𝐃𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞” foi abordado esta quinta-feira, 12 de setembro, no IX Colóquio da Educação que decorreu no Centro Cultural de Macieira de Cambra, numa organização da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Búzio.
Cerca de 150 profissionais da área da educação do concelho de Vale de Cambra assistiram ao colóquio, que deu palco a temas como “inteligência artificial” ou “educação inspiradora”.
O painel de oradores contou com nomes do panorama educativo e do crescimento infantil português como é o caso de Joana Monteiro, Tânia Correia, José Moreira e Sofia de Jesus. O evento contou com um ,momento musical do grupo valecambrense “Afonso Portinha e a banda”.