Segundo o relatório da ARS Norte, Vale de Cambra é um dos concelhos com maior incidência de novos casos da região nos últimos dias.
O relatório, que especifica a incidência e tendência de casos nos concelhos da região norte até 25 de janeiro, revela também que houve um crescimento de 41% dos novos casos em Vale de Cambra face à penúltima semana e que o concelho está há 27 dias com um crescimento de novos casos.
O concelho apresenta 1964 novos casos por 100 mil habitantes, uma incidência de casos nas últimas duas semanas (12 a 25 de janeiro) que é, até ao momento, uma das mais altas da região norte, fazendo parte da lista do Top 30 dos mais afetados com a pandemia nos últimos dias. A liderar esta lista está o concelho de Sernancelhe, com uma incidência de 6115 casos por mil habitantes.
Só nos últimos quatro dias, Vale de Cambra registou 164 novos casos, segundo a informação que o presidente da Câmara de Vale de Cambra tem vindo a dar nas redes sociais, tendo-se tornado num “contágio comunitário”, alertou José Pinheiro.
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado a 25 de janeiro, que diz respeito ao período compreendido entre 5 e 18 de janeiro, Vale de Cambra, situa-se no patamar dos concelhos com risco “extremamente elevado”, ou seja, regista uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes.
Neste patamar situam-se 215 dos 308 concelhos portugueses (69,8%) segundo os dados oficiais.
De acordo com a DGS, já foram vacinadas contra a covid-19 mais de 160 mil pessoas até 24 de janeiro, entre profissionais de saúde e residentes em estruturas residenciais para idosos e estruturas na rede nacional de cuidados integrados. No total, o país regista mais de 255.700 inoculações.
Recorde-se que também os lares do concelho de Vale de Cambra já receberam a vacina contra a covid-19 e cerca de 400 pessoas, entre utentes e funcionários já foram vacinados com a primeira dose da vacina e já está marcada para meados de fevereiro a toma da segunda dose.