Campanha solidária reúne bens como comida, vestuário, medicamentos e produtos de higiene para o povo ucraniano. São já várias as entidades que se juntaram à causa.
Um pouco por todo o país, as atenções têm-se dirigido para os cidadãos ucranianos que, desde a invasão russa, passam por uma crise humanitária, que poderá levar a mais de sete milhões de deslocados.
Também o grupo de jovens XPTO do Santuário de Sto. António de Vale de Cambra, promove uma campanha solidária com a recolha de bens essenciais.
O objetivo é angariar comida: alimentos com longa validade e que se cozinhem de forma fácil (azeite, massa, arroz, conservas…); água; medicamentos e material médico: Ibuprofeno, Paracetamol, ligaduras compressas, máscaras, anti-séptico, seringas de insulina, ondansetron 100mg; produtos de higiene: toalhas, escovas e pastas de dentes, fraldas…; pilhas, powerbanks, baterias; vestuário térmico: roupa, roupa interior e agasalhos quentes para todos os tamanhos, cobertores e colchonetes; rações para animais.
Os bens podem ser entregues até 3 de março, no Santuário de Vale de Cambra que, posteriormente, encaminhará para ao Seminário Cristo Rei de Vila Nova de Gaia, que os fará chegar ao povo ucraniano, que já se encontra na Polónia.
Numa publicação feita na página de Facebook, o grupo de jovens XPTO, apela a adesão dos valecambrenses a esta campanha, lembrando ser esta uma forma de suprimir algumas das carências sentidas perante a tragédia vivida.
O Agrupamento de Escolas do Búzio também se associou à causa e os bens também podem ser entregues na Escola Secundária de Vale de Cambra e na Escola das Dairas, até esta quinta-feira, dia 3 de março.
A Câmara Municipal de Vale de Cambra, Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, a Mercearia Santiago, associaram-se a esta campanha de recolha de bens e também estes são pontos de recolha, até esta quinta-feira, dia 3 de março.