A presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge foi o destaque entre as centenas de pessoas presentes na Gala dos 40 anos da Delegação de Vale de Cambra e os 30 anos da Casa de Acolhimento Dr. Eduardo Coelho, realizada neste sábado à noite. Durante a Gala, foram condecoradas e homenageadas várias personalidades que estiveram e que estão ligadas à Instituição.
“Todas as delegações da Cruz Vermelha são muito diferentes e era muito bom que todas elas tivessem o envolvimento da comunidade como a que tem a de Vale de Cambra”, sublinhou a presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, em Vale de Cambra.
A antiga ministra da Saúde, elogiou a equipa de trabalho da Delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra e referiu-se ao “ar de satisfação e de partilha” que encontrou nos rostos dos utentes quando visitou a Instituição.
Ana Jorge falava naquela que foi a Gala dos 40 anos da Delegação de Vale de Cambra e 30 anos da Casa de Acolhimento Dr. Eduardo Coelho, organizada pela Instituição valecambrense, na Quinta Progresso, em Macieira de Cambra.
Com centenas de convidados, que quiseram partilhar este momento com a instituição de solidariedade social, a cerimónia decorreu num ambiente de comemoração e homenagens.
José Roque, presidente da Delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra, realçou a importância desta iniciativa, lembrando todos aqueles que contribuíram para a sua fundação, mas também os que continuam a ajudam a construir “os projetos de vida de crianças e jovens que passam por esta casa”.
A cerimónia serviu para condecorar os presidentes da Câmara Municipal de Vale de Cambra: Luis Gonçalo, José Bastos e José Pinheiro, sendo que, António Fonseca (sócio e fundador da Cruz Vermelha em Vale de Cambra) já tinha sido distinguido pela instituição em 1985.
O presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões recebeu, das mãos da Cruz Vermelha, a medalha de agradecimento pelo serviço prestado em tempo de pandemia.
António Fonseca e Eduardo Coelho (já falecido e ali representado pela esposa e filha), receberam a medalha de benemerência.
Nesta gala foi ainda celebrada a vida e obra de Fátima Fonseca, que dedicou vários anos de trabalho à Instituição e que ali descerrou simbolicamente a placa que vai constar na entrada da Delegação, a que vai dar nome ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).
Distinguidos e homenageados foram também os funcionários e colaboradores da Instituição.
Presentes nesta gala estiveram ainda representantes da Segurança Social de Aveiro, entidades públicas, empresários, mecenas, representantes de organizações, voluntários, colaboradores e utentes da Instituição.
Leia a notícia na integra, na edição impressa! Em breve nas bancas!