Site icon Voz de Cambra

CPCJ de Vale de Cambra desafia população a decorar uma janela de Azul durante mês da prevenção dos maus-tratos na infância 

Abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vale de Cambra volta a desafiar a população do concelho a participar na iniciativa Laço Azul, com a decoração de uma janela de cor azul. 

Cristina Maria Santos 

E como o podem fazer? Só terão de decorar uma janela (toda ou parte) de azul e enviar fotografias para o email da CPCJ de Vale de Cambra: cpcjvalecambra@cnpdpcj.pt e/ou através do Facebook da CPCJ de Vale de Cambra, via mensagem privada ou identificando a Comissão na publicação. 

Esta é uma iniciativa simples, mas o Movimento significa muito mais. O Movimento ganhou relevância a nível mundial e enfatiza o efeito da preocupação que cada cidadão pode ter no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças, na prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.

O Movimento do Laço Azul foi criado por Bonnie W. Finney que, em 1989, nos Estados Unidos da América, descobriu que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais.

As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo. O neto acabou mesmo por ser assassinado pelos pais. Como maneira de lidar com a dor, atou um laço azul à antena do seu carro. Escolheu a cor azul para representar os corpos magoados e repletos de nódoas negras dos seus dois netos, tornando-se ao mesmo tempo um símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracterizam-se como “abusos ou maus-tratos às crianças, todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.

Os maus-tratos trazem problemas para o desenvolvimento das crianças, repercutindo-se ao longo da sua vida, entre eles, a depressão, agressividade, abuso de drogas, problemas de saúde e infelicidade.

O jornal Voz de Cambra associa-se, mais uma vez, a este Movimento, com a colocação de um laço azul na capa da página do Facebook e logotipo do jornal, durante o mês de Abril. Associe-se também!

Partilhar
Exit mobile version