Site icon Voz de Cambra

Entidades assinam protocolo para promover saúde mental em Vale de Cambra

Foi assinado esta quinta-feira, dia 11 de abril um protocolo entre o Município de Vale de Cambra, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e quatro instituições. O programa projeta na requalificação da Casa do Ribeiro, a contratação de profissionais, desenvolvimento e operacionalização de várias ações, algumas já a decorrer.

Cristina Maria Santos

O protocolo de colaboração foi feito entre o Município de Vale de Cambra, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e quatro instituições: Casa de Saúde de Santa Catarina – CSSC, Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa – ESSNorteCVP, Associação Empresarial de Cambra e Arouca – AECA e a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga – ULSEDV, para implementar medidas no âmbito da doença mental. 

Entre as várias medidas, estão a requalificação do património edificado da Casa do Ribeiro, lugar onde se desenvolverão as atividades do projeto e a contratação de profissionais, desenvolvimento e operacionalização das diferentes ações, algumas delas já em andamento.

As parcerias pretendem promover a cooperação técnica, científica e humana entre as instituições, com o objetivo de aumentar a sinalização e o acompanhamento da população com patologias associadas à saúde mental, bem como promover a (re)integração social profissional, no âmbito do projeto “Valoriza-te”, integrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas de Vale de Cambra. 

De acordo com o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, a problemática da saúde mental deve ser uma preocupação de todos. O autarca destacou o “profissionalismo e paixão” que encontrou na equipa, do projeto que envolve a saúde, o ensino e várias outras instituições. 

Também para a vereadora da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, o sucesso do programa depende muito do esforço e dedicação da equipa e também dos parceiros, que pretendem focar-se na área da saúde mental.

José Roque, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra – entidade a quem compete contratar profissionais e desenvolver e operacionalizar as diferentes ações do projeto – destacou o trabalho em equipa que existe desde o início do projeto. 

A cerimónia de assinatura contou ainda com a presença dos representantes das instituições subscritoras dos protocolos: Miguel Soares, em representação da Casa de Saúde de Santa Catarina, Henrique Pereira, a representar a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Abel Oliveira, por parte da Associação Empresarial de Cambra e Arouca e Paulo Diz, em representação da Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga.

Com este programa, que está inserido no Programa de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vale de Cambra, as entidades pretendem dar respostas que promovam a autonomia, a estabilidade emocional e a integração social, familiar e profissional da população sinalizada em termos de saúde mental e, por este motivo, afastada da vida social e do mercado de trabalho. 

Este projeto tem financiamento aprovado até 31 de dezembro de 2025, pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Partilhar
Exit mobile version