Site icon Voz de Cambra

Festa da Broa de Milho Paraduça é este fim de semana e prevê fazer mais de 500 Broas

Acontece este fim de semana, 13 e 14 de abril, aquela que é a Festa da Broa de Milho de Paraduça, na freguesia de Arões. A aldeia recebe, a 15.º edição do evento, que pretende promover a iguaria típica da região, mas também o vinho, petiscos, produtos locais, caminhos pedestres, Rota dos Moinhos e animação. A organização prevê um aumento do número de visitantes e a feitura de cerca de 500 broas.  

Cristina Maria Santos 

A iniciativa vai desenrolar-se no espaço envolvente à Casa da Broa, mas também na Eira da Cavadinha, local onde se encontra o forno comunitário, onde será dinamizado o workshop “Do Grão ao Pão”. Segue-se uma caminhada pelo Percurso Pedestre (PR6), pela Rota dos Moinhos e hortas da aldeia. Os participantes voltam para a Casa da Broa, onde decorrerá uma tertúlia sobre “A Broa de Milho”, com convidados que vão partilhar os seus conhecimentos sobre a iguaria. 

No domingo, o dia começa, como habitualmente acontece neste evento, com a abertura dos moinhos ao público, naquela que é uma iniciativa integrada na Rede Portuguesa de Moinhos – “Moinhos de Portas Abertas”. Ainda neste dia, os visitantes podem apreciar como se faz a broa e prová-la, juntamente com o vinho e outros produtos locais. A animação e música também estarão presentes, com a atuação de grupos de concertinas: “Tony Ferreira e Amigos”. 

Face à previsão de boas condições atmosféricas, este ano a organização do evento prevê um aumento do número de visitantes, pelo que pensa preparar de forma artesanal, cerca de 500 broas. 

Com a preparação da broa, a organização pretende também dinamizar a produção local de milho, uma vez que gastam o cereal que é semeado na aldeia, explicou ao Voz de Cambra, o presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça, Sérgio Ferreira. 

Apesar da produção do milho estar a diminuir localmente face ao envolvimento da população que vai deixando de cultivar as terras, a Associação aproveita as terras deixadas por cultivar, para semear milho e centeio para moer em farinha para a broa. 

Os visitantes podem conhecer ou voltar a visitar a Casa da Broa, inaugurada em 2021, um espaço de divulgação e preservação da Broa de Paraduça como produto endógeno local, que tem servido de âncora para promover o turismo no concelho. 

A antiga escola primária da aldeia é agora a “Casa da Broa” e está a ser dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça,  organizadora do evento “Festa da Broa de Milho”, que conta com o apoio da Câmara de Vale de Cambra e da junta de freguesia de Arões. 

A Casa da Broa e a Eira da Cavadinha serão sempre locais a preservar pela organização do evento, para manter e preservar iniciativas como esta, revelou ao Voz de Cambra, o presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça, Sérgio Ferreira. 

“A Casa da Broa dá uma maior dimensão ao evento e a sua abertura veio trazer melhores condições para preparar e divulgar a broa. Temos assim um espaço onde podemos continuar a realizar os objetivos de divulgação da broa de Paraduça e seu método de preparação artesanal e também todos os outros produtos locais”, referiu.

A festa da Broa teve inicio em 2007, para celebrar a cultura gastronómica daquela aldeia e, na edição de 2023, recebeu centenas de visitantes.

Partilhar
Exit mobile version