Site icon Voz de Cambra

Centro de Saúde de Vale de Cambra recebe doentes em situação não emergente aos fins de semana e feriados

O Serviço de Atendimento Complementar (SAC) do Centro de Saúde de Vale de Cambra recebe doentes em situação não emergente, aos fins de semana e feriados. Este é um serviço alternativo às urgências do Hospital São Sebastião, que tem como objetivo dar apoio médico aos utentes, diminuindo, ao mesmo tempo, a pressão nas urgências. O serviço está aberto desde 5 de março e está a ter um “impacto positivo”, revela ao Voz de Cambra, fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) do Entre Douro e Vouga. 

Cristina Maria Santos 

O Serviço de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Vale de Cambra – que já prestava serviços durante a semana – foi reforçado com serviço que está a receber doentes em situação não emergente, aos sábados, domingos e feriados. 

A informação foi confirmada ao Voz de Cambra por fonte oficial da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga, que adiantou ser esta uma medida de apoio às urgências do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, deixado-o mais desimpedido para os casos que se revelem de maior gravidade segundo os critérios da Triagem de Manchester.

O serviço está em funcionamento no Centro de Saúde de Vale de Cambra desde 5 de março e o impacto tem sido positivo, revelou a ULS, que também explicou que o serviço foi implementado na estrutura de saúde valecambrense por esta já reunir condições necessárias para dar respostas de urgências, nomeadamente equipamentos e profissionais de saúde, mas também pela situação geográfica em que se encontra, podendo receber os utentes de Oliveira de Azeméis.  

A medida está inserida no projeto “Ligue antes, salve vidas”, que pretende garantir que nenhum utente se dirija aos serviços de Urgência de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira da ULS de Entre Douro e Vouga, sem que antes entre em contacto com a linha SNS24 através do n.º 808 24 24 24, assim obtendo a adequada referenciação.

Os doentes são avaliados previamente pelos técnicos e, mediante o grau de gravidade, os triados com pulseiras verdes ou azuis, passam a ser atendidos em Vale de Cambra ou em Santa Maria de Lamas (Santa Maria da Feira), uma escolha que será definida pelos serviços de referenciação consoante a morada do utente. 

As situações mais graves continuam a ser encaminhadas para os Serviços de Urgência do Hospital da Feira. 

Partilhar
Exit mobile version