Site icon Voz de Cambra

“Viver Arões” une comunidade para dar a conhecer a identidade do seu povo

Trata-se da 5.ª edição do evento “Viver Arões” que, este fim de semana, dá a conhecer os elementos que formam a cultura identitária do seu povo. O evento decorre até este domingo, na freguesia de Arões.

Cristina Maria Santos 

Desde gastronomia, produtos locais, artesanato, mostra associativa, música, desporto, folclore, espantalhos e muito mais estão a ser promovidos durante o evento “Viver Arões”, que decorre no centro da freguesia de Arões.  

A noite da abertura oficial do evento contou com a realização de uma tertúlia sobre “O povo. A identidade” e, já neste sábado, decorreu uma caminhada que contou com a participação de perto de uma centena de pessoas. O dia ficou ainda marcado com a iniciativa “Freita Skyrunning” e as já tradicionais Cantadas à Moda Antiga, as Merendas.

Este domingo, depois das iniciativas “skyrace” e “mini Skyrace”, segue-se a eucaristia e a final do Torneio de Futebol, que conta com a participação de várias equipas, dos mais novos aos mais velhos. Já pela tarde, vai decorrer o 24.º Encontro de Folclore “Terras de Arões”.

Pela segunda vez, o “Viver Arões” desafiou a população da freguesia a participar, a nível particular ou coletivo, no 2.º Festival de Espantalhos, com o objetivo de avivar uma tradição antiga de construir espantalhos para afastar os pássaros dos cultivos nos campos, que ainda hoje se mantém.

Em declarações ao Voz de Cambra, Pedro Ferreira, membro da organização do evento, sublinhou a importância da realização do “Arões Espanta” para a união da comunidade.

“Para além do tema livre, a novidade deste ano é introduzirmos o tema “ciclo da lã”, para dar a conhecer o ciclo da vida da lã, que outrora ocupava um papel fundamental na freguesia”, referiu.

Este ano, houve um aumento do número de espantalhos e a população de todos os lugares da freguesia envolveu-se na execução dos espantalhos, que se encontram em exposição no recinto do evento.

A iniciativa mobiliza esforços da Paróquia de São Simão de Arões, impulsionadora da criação do evento, mas também de diversas associações da freguesia, da Junta de Freguesia de Arões e Câmara de Vale de Cambra e conta também com a parceria da ADRIMAG/CLDS Vale+Social, que através das mãos das senhoras que participam no Atelier Saber & Arte de Arões.

As entidades promotoras do evento, pretendem dar a conhecer as origens das suas gentes, através das várias atividades desenvolvidas ao longo do evento, mas também fomentar a economia local. 

Leia na integra na edição impressa n.º 1100! Faça-se assinante!

Partilhar
Exit mobile version