O CDS-PP chamou José Pinheiro para liderar lista à Assembleia Municipal de Vale de Cambra. O atual presidente da Câmara – que chega ao limite imposto por lei de eleição em três mandatos consecutivos à frente do município – pretende continuar nas lides políticas, para dar “mais um contributo para o desenvolvimento do concelho”.
Cristina Maria Santos
Depois de deixar a presidência da Câmara de Vale de Cambra por limite de mandatos (2013-2025), José Pinheiro pretende continuar nas lides autárquicas, agora no órgão deliberativo, onde pretende dar mais um contributo para o “desenvolvimento do concelho”.
“Como presidente da Assembleia Municipal pugnarei, com diálogo e cooperação institucional, com confiança e ambição, para continuar a construir um concelho próspero e desenvolvido”, referiu o candidato.
Disse continuar disponível para servir Vale de Cambra, colocando ao seu serviço a “experiência, dedicação e total disponibilidade”, adquirida ao longo dos 12 anos à frente do município.
A concorrer à presidência da Câmara de Vale de Cambra pelo CDS-PP, está André Silva, seu atual vereador do Desporto, em quem acredita para liderar o Município de Vale de Cambra.
“É uma pessoa extraordinária que merece todo o nosso apoio, é dedicado e comprometido com as crianças, jovens e toda a nossa comunidade, vive intensamente Vale de Cambra e dedica-se de coração aberto à nobre missão de servir o próximo”, sublinhou.
José Pinheiro tem 61 anos e é natural da freguesia de Codal, onde exerceu funções de diretor do Grupo Desportivo e Cultural daquela localidade.
Mais tarde, tornou-se membro da Câmara de Provadores da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes onde desenvolveu várias iniciativas no âmbito da promoção do vinho verde e foi eleito presidente da Adega Cooperativa de Vale de Cambra em 2003, passando também a integrar os corpos sociais da Vercoope – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes.
A nível político, José Pinheiro foi presidente da junta de freguesia de Codal, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez em 1989 e no qual se manteve até 2005. Nessa altura, foi eleito vereador da Câmara Municipal de Vale de Cambra, então sob gestão do PSD, e em 2013 venceu, pela primeira vez, as eleições como cabeça-de-lista do CDS, acumulando também funções de presidente da comissão política do CDS-PP de Vale de Cambra até 2018.
José Pinheiro foi reeleito para o segundo mandato em 2017 apresentando-se de novo como cabeça de lista. Em 2021 voltou a ser reeleito para o terceiro mandato, que termina neste ano, não podendo recandidatar-se nas próximas eleições autárquicas devido à limitação de mandatos.
Em fevereiro deste ano, José Pinheiro voltou a ocupar o lugar de presidente da concelhia do CDS de Vale de Cambra.