Site icon Voz de Cambra

Vale de Cambra mantém Área Covid-19. Agora só para residentes no concelho

O Agrupamentos de Centros de Saúde Aveiro/Norte manteve em funcionamento a Área Dedicada COVID-19 Comunidade em Vale de Cambra, mas desde 1 de outubro que atenderá apenas utentes residentes no concelho e abriu mais duas: uma em Oliveira de Azeméis e outra em S. João da Madeira. 

A evolução epidemiológica regional e local de COVID-19, levou o Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS Aveiro Norte) a abrir mais duas  Áreas Dedicadas COVID-19 Comunidade (ADC-Comunidade), para além da já existente em Vale de Cambra, desde o dia 20 de junho. 

S. João da Madeira, que foi o primeiro concelho a ter uma área de encaminhamento do doente suspeito da COVID-19, mas que foi transferida para Vale de Cambra, recebe novamente uma ADC dedicada à receber apenas os residentes deste concelho. 

Oliveira de Azeméis recebe pela primeira vez, desde o inicio da pandemia, uma ADC-Comunidade que funcionará em exclusivo para os utentes residentes neste concelho. 

O horário de funcionamento destes ADC é das 8 às 20 horas, nos dias úteis. No fim de semana ou feriados, só funciona o serviço situado em Vale de Cambra, das 8 às 20 horas, para toda a população deste Agrupamento de Centros de Saúde Aveiro/Norte. 

Vale de Cambra manterá assim este serviço ativo, na rua do Hospital, no Centro de Saúde de Vale de Cambra, todos os dias úteis das 8 às 20h, em exclusivo para os residentes no concelho e, aos fins de semana e feriados, para os valecambrenses, mas também para toda a população do ACeS, que abrange os concelhos de S. João da Madeira e Oliveira de Azemeis. 

O encaminhamento do doente suspeito para estas Áreas Dedicadas COVID-19 é feito mediante a avaliação pela Linha SNS24, ou do contacto 914 886 444 sob gestão do ADC de Vale de Cambra.

Em Vale de Cambra, este espaço está devidamente identificado como ADC – Comunidade e os utentes que ali recorrerem devem respeitar a sintética afixada no local. 

O ACES refere no entanto que os utentes que apresentarem sintomas – tosse persistente, e/ou febre (temperatura igual ou superior a 38º C) e/ou dificuldade respiratória – devem ligar sempre e em primeiro lugar para a Linha SNS24 (808 24 24 24). Como alternativa, pode ligar para a unidade de saúde de Vale de Cambra – 914 886 444 e adc.vcambra@arsnorte.min-saude.pt


Recorde-se que de acordo com a Norma COVID-19: Fase de Mitigação foram criadas as Áreas Dedicadas COVID-19 em cada Serviço de Urgência (ADC-SU) e as Áreas Dedicadas COVID-19 Comunidade (ADC-COMUNIDADE).

Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC-SU) são garantidas pelos Conselhos de Administração dos Centros Hospitalares e Hospitais (CHH) e das Unidades Locais de Saúde (ULS), com a criação áreas de Serviço de Urgência e de enfermarias dedicadas ao tratamento de doentes com COVID-19, em cada unidade hospitalar.

As Áreas Dedicadas COVID-19 Comunidade (ADC-COMUNIDADE) são da responsabilidade das Administrações Regionais de Saúde (ARS), dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde (ULS) e os Diretores Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), que garantem pelo menos uma Área Dedicada COVID-19 em cada ACeS, com um número adicional de ADC-COMUNIDADE de acordo com a densidade populacional, a dispersão geográfica e a evolução epidemiológica regional e local de COVID-19. 

Partilhar
Exit mobile version