A Feira da Castanha de S. Pedro de Castelões, decorre de 7 a 9 de novembro, em S. Pedro de Castelões, para ajudar os agricultores a vender castanhas mas não só. O evento pretende promover, valorizar e divulgar este produto endógeno – considerado pela organização, “uma das melhores castanhas do mundo” – mas também outras iguarias locais.
Cristina Maria Santos
A Feira coloca a castanha no centro de tudo, muitas das iguarias são confecionaras com castanha e várias iniciativas relacionadas com o produto, que contribui para a economia da freguesia e do concelho.
O município de Vale de Cambra e a junta de freguesia de S. Pedro de Castelões tem abertas candidaturas para atribuição de castanheiros até ao dia 31 de outubro, no âmbito do projeto de promoção da Castanha e do Castanheiro, que volta a atribuir, este ano, castanheiros à população para que esta os plante nos seus terrenos.
Com a realização de mais uma edição da Feira da Castanha, a freguesia e o município pretendem “promover e divulgar a castanha” produzida localmente e ajudar no seu escoamento e promoção de outros produtos locais.
A feira conta com vários expositores que ocuparão a praça de S. Pedro, com gastronomia local e tendas para espectáculos.
O programa vai incluir música, ”workshops”, conferências, caminhada, magusto, artesanato, entre outras iniciativas.