Site icon Voz de Cambra

Presépios Comunitários promovem relações intergeracionais

São presépios feitos pela comunidade e podem já ser vistos em várias aldeias do concelho de Vale de Cambra até 6 de janeiro. Eles trazem o brilho a uma época natalícia “diferente” por causa da pandemia, mas também promovem encontros e relações entre gerações.

“Os miúdos adoraram ir ao monte cortar a madeira com uma serra e fazer as vassouras. O meu pai ensinou-nos a atar as vassouras com giesta e também aprendemos a gravar na madeira”, explicou Filipa Marques, uma das organizadoras do presépio de rua da aldeia de Pontemieiro, na freguesia de Junqueira.

O Voz de Cambra foi conhecer como foi enfeitar uma aldeia com um presépio de Natal, onde toda a sua comunidade participou.

A iniciativa contou com a ajuda das crianças que se empenharam na sua execução e aprenderam hábitos e saberes com os mais velhos.

“Esta é também uma oportunidade para uma partilha de saberes”, revelou a habitante de Pontemieiro.

Mas a iniciativa foi levada a cabo com toda a comunidade e o presépio foi feito com materiais característicos daquela aldeia.

“Usámos objetos que temos cá na aldeia e fomos fazendo algumas decorações de natal com material da serra: vassouras de giesta, duendes de madeira, etc.”, frisou.

No entanto, a Covid-19 limitou a vinda de familiares que tinham por hábito visitar a família e participar nas tradicionais iniciativas natalícias da aldeia.

“Este ano não vieram os filhos da terra e não se fez o tradicional magusto por causa da pandemia”, explicou.

As visitas ao presépio ainda não foram muitas, muito devido ao confinamento.

“Este ano ainda tivemos poucas pessoas a visitar, porque temos os fins de semanas confinados”, lembrou.

Associações, instituições e comunidade em geral participam, este ano, na iniciativa “Presépios Comunitários”, organizada pela Câmara Municipal.

Com o objectivo de colmatar o impacto que a pandemia tem nas famílias e no sector económico, o presidente da autarquia valecambrense garantiu que o programa natalício deste ano vai ser feito com a “prata da casa” e deu o exemplo dos presépios comunitários. 

“Trata-se de união das nossas comunidades e das nossas freguesias e que terão a possibilidade de serem visitados online”, lembra. José Pinheiro acrescenta que, desta forma, “a arte das nossas aldeias e comunidades estará ao alcance de todos”. 

O concelho de Vale de Cambra apresenta uma programação de Natal que inclui, para além dos presépios comunitários, um calendário de diferentes tipos de eventos, como exposições e concertos de natal, que vão decorrer até 8 de janeiro.

Esperando-se uma época natalícia “diferente” por causa da pandemia, a Câmara Municipal de Vale de Cambra apresenta programa natalício que começou este sábado, 12 de dezembro, com a apresentação do INFORALL – O Mundo da informação na sua mão, uma apresentação de plataforma online, na Biblioteca Municipal. 

A autarquia conta também com o contributo dos agentes culturais do concelho para esta programação que tem para oferecer a visita às Montras de Natal n’O Vale Mágico até 8 de janeiro; a Exposição temporária “Do Barro nasceu o presépio no figurado português”, patente no Museu Municipal até 20 dezembro e 2 a 25 de janeiro 2021; o Concerto de Natal online pela Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra, a 19 de dezembro e o Sorteio d’O Vale Mágico, na Loja interativa do Turismo, a 08 de janeiro. 


Programa:

Montras de Natal n’O Vale Mágico

Até 8 de janeiro’21 * em todo o concelho

Até 20 dezembro 2020 e 2 a 25 de janeiro 2021

Exposição temporária “Do Barro nasceu o presépio no figurado português”

Museu Municipal

Entrada gratuita e condicionada

Até 6 de janeiro’21

Exposição de Presépios Comunitários de Vale de Cambra

Nas aldeias de todo o concelho

12 de dezembro | 21h00

INFORALL – O Mundo da informação na sua mão

Apresentação de plataforma online

Biblioteca Municipal

19 de dezembro | 21h00

Concerto de Natal online pela 

Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra

Mensagem de Natal pelo Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra José Pinheiro

08 de janeiro | 11h30

Sorteio d’O Vale Mágico I Loja interativa do Turismo

burst
Partilhar
Exit mobile version