Site icon Voz de Cambra

Conselhos para umas “festas felizes”

Nesta época que se aproxima, mantenha-se em alerta:

– Reduza os contactos antes do início da quadra festiva e durante esse mesmo período, limite-se apenas a quatro ou cinco pessoas, além do agregado familiar.

– Se estiver doente ou algum dos familiares estiver doente, ou em isolamento profilático, mantenha-se isolado. 

– Ao realizar testes rápidos para deteção de SARS-CoV2 após um contato de risco, lembre-se que um resultado negativo não permite excluir, por si só, uma infeção, pois o período de incubação pode ir até aos 14 dias.

– Se vai visitar familiares e/ou amigos mantenha os cuidados sempre (uso de máscara e distanciamento físico).

– Reduza o tempo de exposição em todos os contactos, ao máximo de 15 minutos.

– Tenha cuidado em todos os contatos, mantenha a distância de segurança (o recomendado é entre 1,5 a 2 metros), use máscara e peça que também usem, opte por espaços exteriores.

– Evite os cumprimentos tradicionais (p.e. beijos, abraços e apertos de mão).

– Use corretamente a máscara e uma máscara adequada.

– Não se esqueça de lavar frequente as mãos com água e sabão ou use uma solução de base alcoólica.

– Não se esqueça das regras de etiqueta respiratória (não tire a máscara para tossir; quando espirrar ou tossir sem máscara tape o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço, deite o lenço no lixo).

– Limite as suas celebrações ao agregado familiar com que se coabita, ou seja, aqueles que residem no mesmo espaço físico, devendo reduzir o máximo que pudermos os contactos com familiares não-coabitantes, ou seja, nossos irmãos, pais, tios, sobrinhos, primos.

– Recorra aos meios digitais, como telefonemas e videochamadas, para contatar com a restante família com quem habitualmente festeja esta época natalícia. 

– Mantenha o distanciamento físico na preparação das refeições, as cozinhas nesta altura serão locais de alto risco, visto que são os grandes espaços de convívio entre pessoas, nem sempre se conseguindo devido o distanciamento físico (1,5 a 2 metros), mesmo que seja entre familiares, desde que não-coabitantes. 

– Mantenha as áreas ventiladas, os espaços de maiores dimensões são espaço de maior proteção.

– Retire a máscara apenas para comer, fazendo refeições rápidas. 

– Evite partilhar objetos comuns, nomeadamente copos, talheres, guardanapos, etc.

– Cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas, uma vez que o consumo exagerado pode conduzir a maiores afetividades, e logo, maior risco. 

Proteja-se, proteja a sua família, não facilite!

Partilhar
Exit mobile version