Site icon Voz de Cambra

Covid-19. Vale de Cambra baixa incidência de novos casos mas permanece no nível máximo de risco

Vale de Cambra sofreu um decréscimo de 33% na variação percentual de casos na última semana face à penúltima. Ou seja, apesar de permanecer no nível máximo de risco e fazer parte do Top 30 dos mais afetados com a pandemia nos últimos dias, o concelho pode estar a entrar numa “fase de redução de novos contágios”. 

Segundo o relatório da ARS Norte, a que a Voz de Cambra teve acesso, que especifica a incidência e tendência de casos nos concelhos da região norte até 30 de janeiro revela que o concelho apresenta 2039 novos casos por 100 mil habitantes, uma incidência de casos nas últimas duas semanas (17 a 30 de janeiro).

Apesar de continuar a fazer parte da lista do Top 30 dos mais afetados com a pandemia nos últimos dias, Vale de Cambra apresenta também uma menor incidência de casos na última semana por 100 mil habitantes, passado de 1219 para 820. Ou seja, uma redução de 33% na variação percentual de casos na última semana (24 a 30 de janeiro) face à penúltima (17 a 23 de janeiro).

Os dados da incidência a 14 dias apresentados esta segunda-feira, dia 1 de fevereiro, no boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS) dão conta de 233 concelhos de Portugal no nível de “risco extremamente elevado” de contágio por covid-19, mais 18 do que na última actualização. Vale de Cambra continua a fazer parte dos que estão no nível mais elevado de risco.

Recorde-se que o indicador de novos casos por cem mil habitantes a 14 dias é o método utilizado pela DGS para comparar municípios com diferentes realidades populacionais. Vale de Cambra tem 21 327 habitantes. 

Nos últimos sete dias, Vale de Cambra registou 174 novos casos, segundo a informação da Autarquia local. 

Partilhar
Exit mobile version