Site icon Voz de Cambra

Covid-19. ACeS prevê vacinar 1900 pessoas durante a próxima semana

Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro/Norte prevê vacinar 1900 utentes dos municípios de Vale de Cambra, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis, disse esta sexta-feira o diretor, Miguel Portela ao Voz de Cambra. 

Na semana de 15 a 19 de fevereiro foram administradas aproximadamente 600 doses de vacina contra a COVID-19 no cômputo geral do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro/Norte, que inclui os municípios de Vale de Cambra, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis. 

“Estas doses foram administradas a Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, utentes e profissionais; Bombeiros; pessoas com mais de 80 anos e pessoas com idade superior ou igual a 50 anos com patologia, de acordo com a Norma 002/2021 actualizada a 09/02/2021”, refere o diretor, Miguel Portela. 

A organização do processo cabe à ARS do Norte que faz o mapeamento das pessoas elegíveis e o Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Aveiro/Norte procede ao agendamento da vacinação e à convocatória, tendo em conta as vacinas disponíveis. 

Desde esta semana, os utentes estão a ser direcionados para S. João da Madeira que é, neste momento, o único Centro de vacinação do ACeS Aveiro Norte e que mudará no início da semana para as instalações da Oliva Creative Factory, na zona onde funcionou o Covid drive, revelou o diretor. 

Mas o local onde são administradas as vacinas poderá sofrer alterações, em breve. 

“Temos já em estudo avançado a criação de Centros de vacinação com as autarquias de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, que logo que estejam preparados serão utilizados para a população desses concelhos”, explica Miguel Portela. 

O diretor do ACeS adiantou que, neste momento, os utentes estão a ser convocados via chamada telefónica e garantiu que não deixarão ninguém para trás. 

“Estamos a articular com as três autarquias, o apoio para chegar àqueles que, por algum motivo, não têm telefone nas nossas bases de dados ou que não atendam as nossas chamadas”, explica. 

Na próxima semana, o responsável revela que serão administradas cerca de 1900 doses de vacina, num processo que se prolongará pelo fim de semana.

Partilhar
Exit mobile version