Site icon Voz de Cambra

Operação Censos 2021 arrancou na segunda-feira assente preferencialmente na Internet

A operação Censos 2021 começou esta segunda-feira com a entrega das cartas que habilitam os cidadãos a responder pela Internet às perguntas do recenseamento, condicionado este ano pela pandemia da covid-19.

Desde esta segunda-feira, os agregados familiares começam a receber cartas com códigos e palavras-passe que servirão para aceder a censos2021.ine.pt, onde poderão dar as suas respostas a partir de 19 de abril.

A população tem até 03 de maio para enviar as suas respostas. 

As respostas pela Internet são o modo preferencial, com a aplicação e-Censos acessível por computador, tablet e telemóvel, mas o Instituto Nacional de Estatística (INE) dá outras alternativas. 

Para quem não tenha maneira de aceder à Internet ou não possa ser contactada presencialmente poderá usar o número de apoio 210542021 para poder responder, pode ainda usar o e-balcão na sua junta de freguesia ou preencher os questionários em papel entregues pelos recenseadores.

Este trabalho presencial dos recenceadores, que foram recrutados pelo INE entre fim de janeiro e abril, entrarão em cena a partir de 31 de maio para recolher as respostas que ainda não tenham chegado por telefone ou pelos meios eletrónicos.

Os recenceadores seguem um protocolo de Saúde Pública, devido à pandemia, refere a autarquia de Vale de Cambra, em nota de imprensa.

“Os recenseadores andam identificados e com máscaras de proteção”, refere o comunicado.

A Câmara de Vale de Cambra avisa a população de que os recenceadores “nunca pedirão para entrar dentro de casa, pedir dinheiro ou quaisquer referências bancárias”. 


Recorde-se de que o últimos censos foram feitos há dez anos, em 2011 e que, cerca de 50% das respostas foram dadas pela Internet, um valor que o Instituto Nacional de Estatística espera ver aumentado neste ano. 

Partilhar
Exit mobile version