Site icon Voz de Cambra

Vale de Cambra. Concertos on-line, exposições e celebrações religiosas marcam Festas Sto António limitadas pela pandemia

Tal como o ano passado, as Festas de Santo António de Vale de Cambra voltam a ser marcadas pelas restrições da pandemia e apresentam uma programação reduzida, adaptada às contingências atuais e dependente da situação epidemiológica no concelho. Os festejos iniciaram-se a 2 de junho e prolongam-se até ao final do mês, contando com concertos on-line, exposições e cerimónias religiosas. 

Os ateliers são presenciais, sujeitos a inscrição e decorrem na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, sob o tema “Construção de uma sardinha”. Aprende a fazer uma sardinha em tecido! E a seguir coloca-a à lapela!”. A próxima sessão acontece esta quinta-feira, 10 de junho. 

Os concertos streaming – que podem ser acompanhados na página oficial de Facebook da Câmara de Vale de Cambra –  têm inicio também esta quinta-feira, 10 de junho, pelas 21h30 – Música nos Paços, pela Academia de Música de Vale de Cambra, com o tema “Ensemble de Metais e Voz” e que conta com a atuação e fado de Beatriz Sousa. No dia 11 de junho, pelas 21h30, o concerto “Bê à Bá Blues Banda” e a 12 de junho, à mesma hora, “Silvia Lages” irá animar a noite. Também pelas 21h30, no dia 13 de junho, as Bandas Flor da Mocidade Junqueirense e Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra vão atuar. 

O Museu Municipal de Vale de Cambra terá patente ao público até 17 de setembro e com entrada livre, a exposição “Ó meu rico Santo António! Devoção Popular na Terra de Cambra”, durante o período em que se celebram as festas do município, alusivas a Santo António, como expoente máximo de manifestações culturais, artísticas, arquitetónicas e religiosas, plenamente dedicadas à devoção popular. 

A 13 de junho, pelas 11h, será celebrada a eucaristia, com a presença do Bispo D. Vitorino Soares, no Santuário de Sto António e a saída de viatura com o ardor, pelas principais artérias do centro da cidade. 

A Câmara de Vale de Cambra, entidade organizadora destas Festas, lança ainda um desafio à população. “Um manjerico à janela, e uma sardinha à lapela” é o mote para se juntar às celebrações das Festas de Santo António durante o mês de junho, para “mostrar que temos orgulho na nossa Festa”, frisa a autarquia. 

Na Biblioteca Municipal encontra-se a decorrer a iniciativa “Quadras Santos Populares”, sobre Escrita Criativa. 

Partilhar
Exit mobile version