Site icon Voz de Cambra

Vale de Cambra recupera em oito dias e avança no desconfinamento

Vale de Cambra é um dos quatro concelhos do país que, esta quinta-feira, avança no desconfinamento e recupera a situação de incidência elevada em que se encontrava há oito dias, saindo do quadro dos 120 casos por 100 mil habitantes. 

O concelho recuperou a situação epidemiológica em relação à semana passada e, por isso, junta-se ao resto do país nas medidas, já em vigor. 

Os restaurantes, cafés e pastelarias com as regras de lotação atuais, passam agora a poder estar abertos até à meia-noite para admissão e 01h para encerramento; o teletrabalho passa de obrigatório a recomendado nas atividades que o permitam; o comércio passa a ter horário do respetivo licenciamento; os transportes públicos em que só existem lugares sentados passam a poder ter lotação completa; os transportes públicos em que há lugares sentados e de pé podem ter lotação de 2/3; os espetáculos culturais passam a poder decorrer até à meia-noite, com as salas com a lotação a 50%. Fora das salas de espetáculo tem de haver lugares marcados e têm de se cumprir as regras de distanciamento da DGS; os escalões de formação e modalidades amadoras têm de ter lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS; e os recintos desportivos, incluindo os estádios de futebol, passam a ter 33% da lotação como máximo.

O Governo admite que o país está numa situação “preocupante” e que é necessário travar os contágios, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Temos a maioria do país numa situação dentro do quadro das medidas que tínhamos previsto, com as novas regras do desconfinamento, e temos alguns concelhos, nomeadamente quatro, que recuperaram face aos níveis anteriores: Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra”, disse, esta quinta-feira, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa, após Conselho de Ministros.

Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã, Sintra e Sesimbra não acompanham o país no desconfinamento, devido à elevada incidência de casos de covid-19.

Há ainda 20 concelhos, maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, estão com 120 casos por 100 mil habitantes ou 240 casos por 100 mil habitantes. São eles: Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Partilhar
Exit mobile version