Site icon Voz de Cambra

Fotografias que contam história de Vale de Cambra estão a ser tratadas pelo Arquivo Municipal

2% de mais de 120 mil negativos fotográficos já foram digitalizadas e restantes estão a ser tratadas. Fotografias fazem parte das principais coleções do Arquivo Municipal e contam história de Vale de Cambra. 

Cerca de 120 mil negativos fotográficos em vidro, com imagens raras do desenvolvimento do concelho de Vale de Cambra estão a ser trabalhadas para uso público. 

As imagens guardam detalhes de parte da história de Vale de Cambra, num altura em que dois dos principais fotógrafos do concelho – Foto Sousa e a Foto Central – registavam todos os acontecimentos.  

O material será digitalizado para que as fotografias possam estar disponíveis para pesquisadores, estudantes, curiosos e para toda a população.

O Arquivo Municipal de Vale de Cambra está a conservar os negativos de prata e gelatina sobre vidro, um material que já era utilizado no início do século XX, por serem de superfície plana, transparentes e estáveis, além de terem baixo custo. O vidro ganha um banho de uma solução de gelatina e sais de prata, o que dá vida às imagens.

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Vale de Cambra diz reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Municipal na preservação da memória local coletiva, as suas coleções e o desenvolvimento da estratégia para a preservação e conservação da sua coleção de fotografia.

Partilhar
Exit mobile version