Site icon Voz de Cambra

Vale de Cambra com candidaturas abertas à esterilização de animais de companhia

Candidaturas estão abertas até 20 de setembro

À semelhança do que tem vindo a acontecer desde 2020, a Câmara de Vale de Cambra – em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e o Canil Intermunicipal da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, onde são realizadas as esterilizações – está a promover uma campanha de esterilização gratuita de cães e gatos de companhia com mais de seis meses, de famílias valecambrenses com baixos recursos. 

A ação destina-se a sensibilizar os munícipes para controlo da população de animais, reduzindo assim o número de ninhadas indesejáveis e o seu consequente abandono.

“Sabemos que a esterilização, impedindo a procriação e, por conseguinte, o aumento de animais, é uma das formas mais sensíveis e eficazes para o controlo populacional de animais de companhia”, explicou o vereador com a pasta do Gabinete Alimentar e de Veterinária, José Alexandre Pinho aquando do inicio deste projeto. 

A esterilização de cães e gatos é comparticipada a 100% pela autarquia, o que significa que os agregados que beneficiem de uma das seguintes prestações sociais: Situação de carência económica; Cartão Municipal do Idoso, com benefícios municipais; Bombeiro(a) Voluntário; Bolsa Municipal de Voluntariado – não terão qualquer custo com a iniciativa. 

Os interessados devem entregar a documentação para a candidatura no Serviço de Atendimento ao Munícipe ou por e-mail para: geral@cm-valedecambra.pt.


O que é a esterilização?
A esterilização é uma intervenção cirúrgica realizada por um médico veterinário no cão/cadela ou gato/gata com o objetivo de impedir a sua reprodução.

Quais as vantagens da esterilização?
Serve para evitar o sobrepovoamento, ou seja, o aumento do número de ninhadas indesejadas que levam ao abandono de animais. Trata-se também de uma forma de resolver problemas como a marcação de território e a agressividade e previne ainda doenças nos animais como tumores, problemas de próstata e infeções, contribuindo assim para uma maior esperança de vida destes animais. 

Partilhar
Exit mobile version