Site icon Voz de Cambra

Espólio do pintor Levi Guerra doado ao município de Vale de Cambra

Levi Guerra é médico, escritor e pintor e esta segunda feira foi aprovada a doação de 156 quadros do artista à Câmara de Vale de Cambra.

Homem apaixonado pela cultura, com uma vasta obra artística, mas também escrita, com dois livros de poesia publicados, Levi Guerra tem-se destacado como professor catedrático e médico, onde já soma vários prémios e distinções e tem vários artigos científicos em revistas da especialidade. 

O acervo é constituído por 156 quadros do artista que foram doadas à Câmara de Vale de Cambra, terra natal da sua esposa, Margarida Negrais, que será um dos curadores das obras de arte – juntamente com Paulo Machado e João Manuel Borges – que agora farão parte do arquivo municipal. 

Para o artista, esta é uma oportunidade de contribuir para a promoção da cultura em Vale de Cambra, mas também ver expostas as suas obras numa terra que lhe diz muito. 

“É para mim um privilégio e um grande gosto. Privilégio de poderem ser vistas as minhas obras expostas em lugar condigno e público. Também a grande satisfação que tenho de proceder a esta doação ao povo de Vale de Cambra que é a terra natal da minha esposa, onde me sinto bem e onde nunca gostaria de ser visto como estrangeirado”, referiu o autor no momento da doação. 

Levi Guerra lembrou ainda o papel fundamental que os curadores das obras vão ter na preservação, mas também na sua divulgação. 

“As pessoas que irão colaborar com a Câmara, não só na garantia da preservação das obras, mas também na difusão adequada da sua existência, meio de, eventualmente, poder representar algo de atrativo para gentes visitarem esta querida terra”, sublinhou. 

Concretizada a aceitação do património de Levi Guerra, a autarquia valecambrense lembrou que este é um passo em frente na valorização cultural do concelho, que terá agora um espaço dedicado ao reconhecimento e à obra cultural do artista. 

“A doação desta vasta obra reveste-se da maior importância para a valorização e crescimento do património cultural de Vale de Cambra”, frisou o presidente da Câmara Municipal, José Pinheiro.

O projeto cultural que a Câmara tem previsto para divulgar estas obras, vai desde a primeira exposição temporária, que terá lugar no futuro Centro de Artes e Espetáculos de Vale de Cambra (antigo Cinema), após a sua entrada em funcionamento, até a exposição permanente e temporárias, designadamente em itinerância.


O autor

Levi Guerra é natural de Águeda, médico e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina do Porto e Diretor Reformado do Serviço de Nefrologia do Hospital de São João de que foi o fundador (1993).
Doutorado em medicina, começou por trabalhar no Hospital de Santo António, no Porto. Foi bolseiro em Paris, nos Estados Unidos, na Dinamarca… Regressado, foi Chefe de Serviço de medicina no Hospital de Santo António (1981/85) e depois no Hospital de São João, após transferência. Foi ainda Diretor do Hospital de São João (1988/91). 

Em 2013 recebeu o Prémio Nacional de Saúde 2013, do Ministério da Saúde. A esse viriam a somar-se outros: Prémio Dra. Maria Raquel Ribeiro 2015, da Associação Portuguesa de Psicogerontologia; Medalha de Honra (ouro) da Cidade, da Câmara Municipal do Porto (2016); Medalha de Honra (ouro) da Ordem dos Médicos (2016). 

Exposições Individuais de pintura. Dois livros de poesia publicados. Cerca de cem artigos científicos publicados. Fundador e diretor das revistas “Arquivos de Medicina: Revista de Ciência e Arte”, “A Fonte” – revista do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Membro do Corpo Redatorial de várias revistas médicas nacionais e estrangeiras. Membro do Conselho Editorial do quinzenário “As Artes entre as Letras”. Membro de várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, destacando: “Kidney International”da “International Society of Nephrology” e “European Journal of Internal Medicine” da “European Society of Internal Medicine”. 

Partilhar
Exit mobile version