Site icon Voz de Cambra

Traços D’Outrora distinguida com prémio internacional pela preocupação social e ambiental

O complexo turístico da aldeia de Trebilhadouro, Traços D’Outrora recebeu pela primeira vez o galardão Green Key e o diploma de unidade turística sustentável, pela Biosphere Sustainable Lifestyle. Duas distinções que colocam a unidade hoteleira de Vale de Cambra em destaque pela sua preocupação ambiental e social.

Traços D’Outrora foi distinguida,  pelas boas práticas ambientais, a vários níveis, nomeadamente as energéticas, as de educação ambiental na área do turismo sustentável, bem como a autenticidade sociocultural dos territórios de acolhimento, conservando a sua identidade cultural. 

O complexo turístico da aldeia de Trebilhadouro, na freguesia de Rôge, termina o ano atípico de 2021, marcado pela pandemia, com “chave de ouro”, com a atribuição do prémio internacional da Green Key.

Este galardão tem por objetivo consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis através da educação ambiental para a sustentabilidade, reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração, promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais, facilitar e comunicar estratégias de sustentabilidade e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental, mas também contribuir para a implementação de “Agendas 21 Locais” através da melhoria contínua das organizações. 

Para além deste prémio, também a Biosphere Sustainable Lifestyle acabou de atribuir a certificação de Turismo Sustentável, um diploma que verifica o cumprimento de todos os requisitos que permitem um bom desempenho em matéria de turismo sustentável. 

“Alguns dos critérios que a Certificação da Biosphere incentiva para ajudar promover o turismo responsável passam por apoiar as comunidades locais, proteger os ecossistemas, promover a sustentabilidade do património, promover a eficiência na utilização dos recursos e ambiente e satisfação do cliente”, refere a Traços d’Outrora. 


A Traços d’Outrora é um complexo de quatro casas de aldeia, na aldeia de Trebilhadouro, classificada como “Aldeia de Portugal”, integrando um conjunto de aldeias com quem partilha interesse histórico e patrimonial. 

O complexo turístico caracteriza-se por ser “um refúgio perfeito para desfrutar da natureza e recarregar energias, permitindo uma estadia memorável, num ambiente intimista e de privacidade”. 

Escondida no meio da serra e situada a uma altitude de 625 metros, as casas da aldeia de Trebilhadouro são em pedra granítica com nomes dos antigos proprietários e estão equipadas com material moderno, garantindo o conforto que se exige, mas também com a tradição de outrora: as camas de ferro e os móveis antigos, as colchas de renda e as cortinas de linho. No exterior, existem vários recantos com mesas e cadeiras de descanso, assim como uma a piscina em madeira. 

Partilhar
Exit mobile version