Site icon Voz de Cambra

Victor Machado integra direção da Liga dos Bombeiros Portugueses

O comandante dos Bombeiros de Vale de Cambra, Victor Machado vai integrar a direção da Liga dos Bombeiros Portugueses, a partir de janeiro e pretende contribuir para um melhoramento da situação atual dos bombeiros portugueses.

Victor Machado, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, integra a direção da lista vencedora, com funções de vice-presidente do conselho fiscal.

A tomada de posse da equipa, liderada por António Nunes, que sucede à liderança do comandante Jaime Marta Soares, na Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), deve ser feita a 8 de Janeiro de 2022, em Paredes, Porto.

António Nunes, antigo inspetor geral da ASAE, que concorria contra António Carvalho, comandante dos bombeiros de Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira), venceu recentemente, por 416 (62,6%) contra 249 (37,4%) votos.

O recém-eleito presidente, tem 67 anos e é licenciado em Economia. Chega a este desafio depois de ter sido inspetor superior de Bombeiros, presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil, inspetor-geral da ASAE, diretor-geral de Viação e, mais recentemente, presidente do Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo (OSCOT).

O agora presidente defendeu durante a campanha que nos últimos anos “assistimos a uma degradação da identidade e da dignidade dos nossos bombeiros” e promete estar “mais próximo” dos bombeiros na resolução dos  seus problemas. 

Em declarações ao Voz de Cambra, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Victor Machado, agora com funções de vice-presidente do conselho fiscal da LBP sublinhou a importância de representar o concelho e o distrito num órgão nacional como este. 

“Por norma, as listas são sempre transversais ao território nacional, onde se tenta ter a maior representatividade do território, pois só assim poderemos ter realidades distintas do mesmo, porque a realidade do interior não é a mesma dos grandes centros urbanos e nas decisões, precisamos de ser transversais às necessidades de todos”, explica. 

Victor Machado acrescenta ainda que é preciso fazer uma análise mais profunda da realidade de cada região. 

“Nas listas nacionais é necessário ter um conjunto de pessoas, que representem o mais possível o universo dos bombeiros em termos nacionais, contribuindo depois para uma análise mais profunda da realidade de cada região. É, sem dúvida, uma mais-valia, contribuindo para uma reflexão do panorama nacional, englobando os arquipélagos dos Açores e Madeira”, sublinha.

Com o objetivo principal de contribuir para um melhoramento da situação atual dos bombeiros portugueses, Victor Machado quer ver respondidas algumas questões relacionadas por exemplo, a retribuição e incentivos ao voluntariado e efetivar a formação dos bombeiros através da escola nacional.

“Ao longo dos últimos anos verificam-se diversos atropelos à missão dos Bombeiros, em que urge por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses uma resposta e uma negociação ao nível da tutela, para uma capacitação maior por parte dos corpos de bombeiros. A exemplo disso, a situação de uma dotação orçamental capaz de fazer face às despesas inerentes das associações, a negociação justa com o Ministério da Saúde. Não podemos executar prestação de serviços e acumular prejuízos. É justa a retribuição ao voluntariado e incentivos ao mesmo e efetivar a formação dos Bombeiros através da sua escola nacional”, explica.

Relativamente à função que vai ocupar, enquanto vice-presidente do concelho fiscal, Victor Machado espera contribuir para “um mandato coerente, transparente em que a fiscalidade será séria, contribuindo para que a LBP, tenham as contas equilibradas e em conformidade com o que é pretendido”, frisa. 

Segundo o mesmo, a equipa eleita vai trabalhar para colocar os bombeiros num nível superior. 

“Vamos trabalhar em torno de um programa que foi a sufrágio e é minha convicção que iremos cumprir com os pressupostos do mesmo, de forma a colocar os bombeiros num novo patamar de excelência”, declara.     

O comandante da corporação valecambrense, sente-se “orgulhoso” pelo convite e espera contribuir para “um futuro melhor dos bombeiros e as suas associações.

“Gostaria de agradecer o apoio à lista do Dr. António Nunes, assim como à minha posição, nomeadamente aos corpos de bombeiros do distrito de Aveiro e, em especial, à minha Associação, pelo presidente Dr. Miguel Soares, que, desde a primeira hora, me incentivou e apoiou para que representa-se o distrito de Aveiro e, claro está, colocar o nome de Vale de Cambra no representante máximo dos Bombeiros Portugueses, que é a Liga dos Bombeiros Portugueses”, concluiu. 

Partilhar
Exit mobile version