Site icon Voz de Cambra

O monstro aberrante das subvenções vitalícias

Pergunto como pode, nos dias de hoje, ainda haver gente que usufrua de subvenções vitalícias!

Para quem não esteja bem esclarecido sobre este tema, subvenção vitalícia é um privilégio absurdo que foi criado em 1985, atribuindo um rendimento a quem exerceu funções políticas ou como juiz durante simples doze anos! 

Esta pensão vitalícia, que se começa a receber a partir dos cinquenta e cinco anos, pode acumular a qualquer rendimento privado!

Desde 2004 que foram criadas iniciativas para acabar com este rendimento absurdo. Mas o melhor que se conseguiu foi impedir novas subvenções vitalícias. As que já existiam continuam a ser pagas!

São uns trezentos, os indivíduos que beneficiam desta benesse ultrajante!

Chamo-lhe ultrajante, porque poderia haver apenas uma única pessoa a receber esta pensão vitalícia, que seria inaceitável na mesma!

Estamos a falar de Portugal! O país que hoje tem mais de 70% das reformas com um valor inferior ao salário mínimo! Ou seja, em cada dez pensionistas, pelo menos sete recebem menos do que o salário mínimo, depois de uma vida inteira de trabalho! 

E quantos dos nossos pensionistas destruíram a sua saúde num trabalho que no fim de vida lhes atribui esta reforma vergonhosa?

Uns ao fim de doze anos de funções têm uma subvenção vitalícia principesca que se acumula a outros rendimentos, por oposição a tantos dos nossos pensionistas que de vitalício têm uma doença profissional a troco de uma reforma de miséria!

Uma única subvenção vitalícia já seria uma terrível aberração e um insulto aos nossos trabalhadores reformados… uma única! Todos os que a recebem deviam ter vergonha na cara!

Há coisas no nosso Portugal que não podem continuar a ser, pura e simplesmente não podem.

Partilhar
Exit mobile version