Site icon Voz de Cambra

Vale de Cambra apresenta novas políticas de habitação na semana RU do Porto

No dia 24 de novembro, a Agenda Urbana promove um debate focado nas novas políticas locais de habitação, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana do Porto e Vale de Cambra vai falar da Estratégia Local de Habitação do concelho. 

O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro vai ser um dos 130 oradores da 9ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que regressa esta terça-feira e até 25 de novembro, estreando-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 

Na próxima quarta-feira, José Pinheiro vai juntar-se aos seus homólogos, para debater as diferentes opções, programas e instrumentos que o município tem adotado para concretizar o potencial da Nova Geração de Políticas de Habitação, promovendo o acesso à habitação.  

O autarca valecambrense vai falar sobre a Estratégia Local de Habitação, aprovada em junho deste ano e que tem como objetivo a promoção da acessibilidade à habitação, estando prevista a reabilitação de mais 40 fogos, num montante de 2 664 000,00 euros. 

O documento tem como missão “assegurar o acesso a uma habitação condigna a todas as famílias residentes em Vale de Cambra, reforçando paralelamente a atratividade habitacional do concelho, promovendo soluções inovadoras, sustentáveis e inclusivas, através da união de esforços públicos e privados, e do aproveitamento dos instrumentos financeiros disponíveis”. 

A Estratégia Local de Habitação do município de Vale de Cambra, foi elaborada em parceria com a Agenda Urbana e serviu ainda de enquadramento e suporte à elaboração da candidatura ao “1.º Direito”, programa que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Álvaro Santos, fundador e CEO da Agenda Urbana, referiu que a Câmara de Vale de Cambra está a aproveitar “de forma exemplar” a captação de recursos financeiros disponíveis com a Nova Geração de Políticas de Habitação e que “vale a pena estar atento ao trabalho que está a desenvolver”, sublinhou.  

A sessão será conduzida por Álvaro Santos e contará com as participações confirmadas de José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal da Feira; Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira; e Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho.  

O acesso a esta conferência é gratuito, mas sujeito a registo e pode ainda acompanhe todas as novidades da Semana da Reabilitação Urbana do Porto no site oficial desta iniciativa.  

Partilhar
Exit mobile version