Site icon Voz de Cambra

Covid-19. Portugal regressa ao estado de calamidade a 1 de dezembro. Saiba quais as novas medidas

No dia 1 de dezembro, Portugal entra em situação de calamidade e a semana de 2 a 9 de janeiro será de contenção de contactos. As fronteiras aéreas terão controlo apertado e testes obrigatórios. As máscaras serão obrigatórias em espaços fechados.

O Governo disse esta quinta-feira que é preciso adotar medidas preventivas, para evitar o alastramento da covid-19 nas próximas semanas. Por isso, anunciou um conjunto de regras que vão entrar em vigor no dia 1 de dezembro. 

A partir do dia 1 de dezembro, entram em vigor estas medidas:

A “contenção de contactos”, anunciada pelo Governo será feita na semana de 2 a 9 de janeiro, depois o período de Natal e Ano Novo, em que é previsível um aumento das infeções pelo novo coronavírus. As aulas de todos os graus de ensino, exceto universidades, só recomeçam a 10 de janeiro. Estes dias serão compensados nas férias de Carnaval (menos dois dias) e na Páscoa (menos três dias). As creches e os ATL também estão incluídos nesta semana de contenção e irão encerrar durante esses dias.

Apesar de ainda não haver uma decisão, o Ministério da Segurança Social está a avaliar eventuais apoios aos pais que tenham de ficar em casa na primeira semana de janeiro devido ao adiamento do recomeço das aulas.

Os bares e discotecas serão encerrados (e compensados pelo encerramento) durante a primeira semana de 2022 e o teletrabalho, sempre que possível, será obrigatório. 

Partilhar
Exit mobile version