Site icon Voz de Cambra

Fernanda Ribeiro corre 15 minutos com alunos de Vale de Cambra para promover projeto “The Daily Mile”

Fernanda Ribeiro, uma das maiores referências portuguesas de atletismo veio esta sexta-feira a Vale de Cambra para se apresentar como embaixadora do Campeonato Nacional de Corta-mato, mas também para promover a iniciativa “The Daily Mile” e correu 15 minutos com alunos do Centro Escolar do Búzio. 

O programa “The Daily Mile” é recomendado pelo Ministério da Educação e tem como objetivo levar às escolas o desafio de incluir no seu tempo letivo, uma corrida ou caminhada de 15 minutos. É uma atividade física e social, em que as crianças correm ou caminham rápido – cada um no seu ritmo – ao ar livre e com os seus amigos. Se for necessário, as crianças podem abrandar para recuperar o fôlego, mas o objetivo é que corram de forma contínua durante os 15 minutos, tempo que dura a atividade.

A atleta olímpica, Fernanda Ribeiro, juntou-se, logo pela manhã, ao grupo de crianças do Centro Escolar do Búzio, para correr durante 15 minutos e mostrar que todos os momentos são bons para exercitar o corpo.

“Esta é uma iniciativa que pretendo acompanhar nas escolas e, no que Vale de Cambra precisar de mim para a promover, estou cá para o fazer”, referiu a atleta. 

Esta e outras escolas do Agrupamento do concelho passarão a incluiu esta rotina letiva, como explicou, esta sexta-feira, o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, lembrando que o concelho é, pela quinta vez, “Município Amigo do Desporto”. 

“Esta é uma atividade com potencial, porque cria hábitos saudáveis nas crianças e esse é também o nosso objetivo enquanto Município Amigo do Desporto”, referiu. 

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, também esteve presente nesta iniciativa e explica a importância deste projeto para o bem-estar social, emocional e mental das crianças.

“Com esta atividade, pode melhorar a condição física de alunos e professores e proporcionará uma melhoria ao nível da saúde, inclusive, mental, dotando os praticantes de uma maior capacidade de aprendizagem”. 

A iniciativa de apresentação do projeto decorreu no contexto da apresentação do Campeonato Nacional de Corta-Mato, que se realiza, este domingo, no Parque da Cidade, do qual Fernanda Ribeiro e o jovem atleta, Samuel Barata, são embaixadores.

Partilhar
Exit mobile version