Site icon Voz de Cambra

Vale de Cambra bate recorde de participantes no Nacional de Corta-mato este domingo

Vale de Cambra ficará na história da modalidade por ter batido o recorde de atletas inscritos na prova nacional de Corta-mato, a decorrer este domingo no parque da cidade, revelou esta sexta-feira o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, em conferência de imprensa. 

O presidente presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, avançou esta sexta-feira que, apesar de ainda não ter números concretos, estão inscritos para a prova um número que ultrapassa os das anteriores edições. 

“A comemorar os 100 anos de existência, o Campeonato Nacional de Corta-Mato conta com um elevado número de participantes, o que demonstra a popularidade do atletismo”, referiu naquela que foi a apresentação pública do evento, nos Paços do Concelho. 

Esta é uma prova prestigiada no contexto nacional e até internacional nesta modalidade, e estarão em Vale de Cambra grandes nomes do atletismo, revela o presidente da Associação de Atletismo de Aveiro. 

“Vamos fazer história no atletismo com este campeonato”, sublinha Mário Cordeiro. 

Os atletas que vão correr para defender as cores dos seus clubes e aqui também estarão a participar as equipas de atletismo da Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale de Cambra e do Grupo Desportivo e Cultural de Codal. 

Este Campeonato, que se realiza desde 1921 e que este ano terá como palco o parque da cidade de Vale de Cambra, será a última oportunidade de observação para o Europeu de Corta-Mato que se disputa daqui a duas semanas em Dublin e servirá ainda de apuramento para a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato que se realizará em 2022 na pista de corta-mato do Jamor.

Os atletas correrão pelos melhores lugares, numa prova com entrada gratuita e que começa logo pela manhã. 

A candidatura da cidade de Vale de Cambra iniciou-se há quatro anos e acabou por ser a escolhida pela Federação de Atletismo para organizar este Campeonato, por dois fatores. 

“Vale de Cambra reune as condições necessárias à realização deste tipo de prova, não só pela receptividade que encontrámos aqui, mas também porque é um espaço amplo, bonito, verde, próximo da população”, declara Jorge Vieira. 

O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro sublinha a importância desta prova para o concelho, lembrando que aqui já se costuma realizar o Campeonato Distrital de Atletismo e espera que o evento “leve o nome desta terra bem mais longe”, diz. 

O autarca aproveita ainda para lançar o desafio de propor que o Campeonato Nacional de Corta-mato se realize novamente para o ano em Vale de Cambra.

“Temos disponibilidade para acolher o evento”, conclui. 

Presentes na conferência de imprensa de apresentação do evento, estiveram ainda, o presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva e o vereador do Desporto, André Silva, os dirigentes da ACR Vale de Cambra e do GDC de Codal, os embaixadores Fernanda Ribeiro e Samuel Barata. 

Partilhar
Exit mobile version