Site icon Voz de Cambra

Vacinar as crianças: sim ou não? A opinião do médico Cândido Campos

O médico Cândido manifesta-se a favor em relação ao processo que levou à recomendação, pela DGS, da vacinação de crianças a partir dos cinco anos. 

A vacinação nesta faixa etária tem dividido a classe médica. De um lado, defende-se a diminuição da circulação do vírus, do outro, a utilidade desta vacina que não impede a transmissão. 

Os pros englobam argumentos como a redução dos contágios de covid-19 nestas idades, a estabilização da vida social, escolar e emocional das crianças, ou a segurança e eficácia das vacinas. 

Os contra, os números reduzidos de casos de doença nestas idades e as dúvidas que permanecem com os efeitos a longo prazo.

Em entrevista ao Voz de Cambra – o médico valecambrense, que esteve na linha da frente na prevenção e combate à doença desde o início da pandemia no concelho de Vale de Cambra – continua a defender e a aconselhar a comunidade a ser vacinada, incluindo as idades entre os 5 e os 11 anos. 

Baseado em evidências cientificas, Cândido Campos diz que é preciso vacinar as crianças nesta faixa etária. 

“Esta decisão – que só agora pode ser tomada, depois de estudos científicos entretanto publicados, assim o aconselham, pois demonstraram a eficácia e a segurança da vacinação nestas crianças – vem ajudar, de forma substancial a diminuir a incidência e a transmissão de novos casos Covid nesta faixa etária dos cinco aos 11 anos, sendo, neste momento da pandemia, das que apresentam maior número de casos novos”, sublinha.  


Leia a notícia na integra na edição impressa do jornal Voz de Cambra! Em breve, nas bancas!

Partilhar
Exit mobile version