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Programa “Pim, Pam, CLum” vai ser implementado no pré-escolar em Vale de Cambra

O programa foi apresentado pelo projeto Raízes, no Workshop, intitulado “Promoção de competências de Linguagem no Pré-escolar” e propõe atividades para a promoção de competências linguísticas de crianças dos 5 aos 6 anos de idade. 

Da autoria de Tiago Rodrigues em co-autoria de Catarina Mangas, o programa surge com o propósito de estimular as competências de linguagem de crianças que se encontram a frequentar o último ano da educação pré-escolar.

O workshop intitulado “Promoção das competências de Linguagem no Pré-escolar”, decorreu no dia 21 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, dirigido às educadoras de infância, promovido pelo Projeto Raízes em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio.  O programa apresentado neste evento, será implementado com o apoio da Terapeuta da Fala do Projeto Raízes, Paula Pinto e da Terapeuta da Fala do Agrupamento, Ana Catarina Borges, em todas as salas com alunos do último ano do Pré-Escolar do Município. 

O evento foi ministrado pelos oradores Tiago Rodrigues e Catarina Mangas que explicaram que o programa se adequa tanto à prevenção de perturbações da linguagem, como à intervenção precoce, debruçando-se sobre aspetos como o vocabulário, o conhecimento das letras e a consciência fonológica.

Em declarações ao Voz de Cambra, Lilliana Aguiar, psicóloga do projeto Raízes, da Câmara Municipal de Vale de Cambra, sublinha a importância/benefícios preventivos deste programa junto de crianças que apresentam um desenvolvimento dentro dos parâmetros normativos, bem como na minimização do impacto das dificuldades das crianças com diagnóstico futuro de perturbações específicas da aprendizagem.

“A autarquia ofereceu o livro a cada sala do pré-escolar, bem como testes de rastreio para avaliar formalmente as crianças ao nível da linguagem e da fala, desta forma, podemos conhecer e melhor intervir no desenvolvimento das crianças, antes do ingresso ao 1.º ciclo”, refere. Salientou, ainda, que este rastreio foi levado a cabo pela Terapeuta da Fala do Agrupamento de Escolas de Búzio.

O livro “Pim Pam CLum” foi analisado cientificamente e aprovado pela Associação Nacional de Animação e Educação, Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala. Os materiais didáticos encontram-se disponíveis nos anexos do livro. 

A sessão de encerramento do Workshop contou com a presença da vereadora do pelouro da educação da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas e do diretor do Agrupamento de Escolas de Búzio, Pedro Martins.


Ação de sensibilização sobre “bullying” 

O projeto Raízes tem como principal objetivo o combate ao insucesso escolar no concelho de Vale de Cambra, através de uma resposta de intervenção concertada entre os agentes educativos concelhios e orientada pelos eixos propostos no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Área Metropolitana do Porto.

Com um ano marcado pelas condicionantes da Pandemia Covid-19, algumas das ações não foram levadas a cabo, tendo sido adiadas para 2022. 

A ação de sensibilização sobre o tema “bullying” é uma das atividades que o Raízes pretende organizar para docentes, encarregados de educação,  assistentes operacionais e alunos. 

Segundo Liliana Aguiar, este é um fenómeno social que acontece em particular com crianças e jovens em contexto escolar.

“Esta é uma preocupação demonstrada por encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais que nem sempre conseguem gerir assertivamente os conflitos entre os alunos”, declara. 

As ações visam a promoção de estratégias e práticas que possam auxiliar os diversos agentes educativos juntos dos alunos, afirma a psicóloga. 

Liliana Aguiar lembra ainda que o bullying não só acontece em contexto escolar presencial, como também através das novas tecnologias, sendo denominado este fenómeno de cyberbullying.

O cyberbullying realizado por meio digital está a surgir cada vez mais com o acesso descontrolado às redes sociais, onde nem sempre as crianças têm a maturidade necessária para fazer uso adequado de plataformas de mensagens, plataformas de jogos e telemóveis”, explicou. 

Esta e outras ações vão ser realizadas, já no próximo ano, pelo projeto Raízes, permitindo dar uma resposta de intervenção concertada entre os agentes educativos concelhios. 

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