Site icon Voz de Cambra

2021

Chega ao fim mais um ano de pandemia, 2021 ! Mais um ano com a Covid-19 nas nossas vidas e com tudo aquilo que ela veio representar. Fazer o balanço de um ano pandémico é sempre um exercício ingrato pois a pandemia ainda está entre nós, mas é também uma oportunidade para refletirmos, enquanto comunidade, sobre os seus impactos.

Quando surgiu a covid-19 a mesma foi anunciada como o fim do mundo, uma pandemia que traria a devastação com ela. Hoje, volvidos quase dois anos, podemos dizer que não foi bem assim. Enquanto comunidade, a covid-19 veio relembrar a importância de estabelecermos laços e conexões, seja com os nossos amigos, a nossa família ou até mesmo com totais desconhecidos. Aprendemos a valorizar mais alguns aspetos da nossa vida que, até então, não nos pareciam tão relevantes.

Como tive oportunidade de escrever neste jornal, no ano passado, um dos grandes desafios que esta pandemia nos colocou foi o de testar a resiliência da democracia, a sua capacidade de “aguentar” com uma pandemia. Hoje, podemos dizer, que embora muito tenha sido exigido à nossa democracia, ela prevaleceu. Mesmo com máscaras, restrições, condicionamentos e isolamentos, foi possível continuar a celebrar a democracia, com duas eleições, presidenciais e autárquicas.

A palavra que mais me tem marcado em todo este desafio que é o combate invisível contra uma pandemia é, sem dúvida alguma, a palavra superação

Superação, pois esta luta é uma verdadeira maratona, com momentos em que sentimos que a vencemos com facilidade, outros em que duvidámos de tudo, outros ainda em que temos a consciência de que além de ser uma maratona é, também, uma prova de obstáculos. Superação, pois os desafios que nos são colocados, a todos nós individualmente, às nossas famílias, às nossas empresas e todas as organizações da nossa comunidade, além de muitos, não tão poucas vezes quanto isso, arruínam famílias, empresas e coletividades. E, por isso, esta capacidade que desenvolvemos de nos sabermos proteger da covid-19, de resistir, resilientemente, à covid-19, de sermos, mesmo com todas as condicionantes da covid-19, partes ativas da nossa comunidade, ajudando quem precisa, é uma capacidade de superação única! A dias de se iniciar mais um ano pandémico, 2022, mais que uma dose extra de vacina pela frente, temos em nós mais uma dose extra de superação

Que, a cada dia que passa, esta lição que é a covid-19, nos faça crescer pessoal e comunitariamente e nos firme a convicção de que não vale a pena adiarmos o futuro, vamos abraçar o futuro! 

Um Feliz Natal e um 2022 repleto de superação a todos os cambrenses!

Partilhar
Exit mobile version