Site icon Voz de Cambra

Fábrica Martins & Rebello vai ser palco de evento teatral dirigido por António Capelo 

“Fábrica dos Sonhos” é um evento teatral e multidisciplinar com direção de António Capelo, que vai encher as ruas, as janelas, as varandas da antiga Fábrica Martins & Rebello. Uma produção do Teatro do Bolhão que contará com a participação de dezenas de particulares, grupos, associações de Vale de Cambra. 

O evento pretende evocar momentos históricos fundamentais da identidade cultural da  Martins & Rebello, primeira fábrica de laticínios do país, indústria base da maior parte do tecido empresarial que, até hoje, se foi estabelecendo em Vale de Cambra. 

António Capelo e a produção do Teatro do Bolhão estiveram em contacto com a população valecambrense, nesta sexta-feira, no Centro Cultural em Macieira de Cambra, para conhecer as atividades dos grupos, associações e particulares, que pretendem participar no evento. 

O evento integra o projeto cultural designado de “Lendas Mil – No Palco das Memórias”, cofinanciado pelo NORTE2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O projeto é liderado pela ADRIMAG em parceria com o Município de Vale de Cambra, o Município de Arouca e a Academia de Música de Castelo de Paiva. 

O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro referiu que a “Fábrica de Sonhos” pretende ser uma viagem por memórias, lendas e excertos da história desta empresa com o objetivo de valorizar cultural e turisticamente este espaço e a sua história. 

António Capelo, é natural de Castelo de Paiva e tem uma carreira de actor, encenador, professor de teatro, diretor artístico e tem levado esta arte a vários pontos do país. 

“Não vamos fazer uma reconstituição histórica. Vamos criar histórias a partir de vivências que nos façam lembrar o que foi esta Fábrica”, explicou o ator às várias associações e particulares que assistiram a esta apresentação. 

Desde a figuração, à dança, ao canto, à música, à produção de adereços, foram muitas as ideias que o público presente deixou e que a produção do Teatro do Bolhão, apontou para posteriormente analisar e construir o elenco da “Fábrica dos Sonhos”. 

O evento está marcado para 21 de maio e a iniciativa é aberta a todos os membros de associações e entidades recreativas e culturais do concelho e a todos os interessados individualmente. As inscrições podem ser feitas em cultura@cm-valedecambra.pt. 

João Carlos Pinho, diretor da ADRIMAG lembrou que o projeto Lendas Mil tem como objetivo “levar os eventos e a cultura mais próximos das pessoas, em palcos improváveis, envolvendo toda a comunidade” e, neste contexto, o vai levar a cabo, um espetáculo cultural na Casa da Tulha, em Cepelos e na Ponte dos Coronados, nos meses de março e abril. 

Partilhar
Exit mobile version