Site icon Voz de Cambra

Investimento de 160 mil euros para regadio de Cavião vai beneficiar 141 agricultores

141 Agricultores de Cavião vão beneficiar de investimento de cerca de 160.840 euros para reabilitar regadio coletivo com uma área de 35 hectares.

O projeto, aprovado esta quarta feira pelo Governo foi promovido pela Junta de Agricultores de Cavião e tem por objetivo a reabilitação do regadio tradicional desta aldeia da freguesia de S. Pedro de Castelões, em Vale de Cambra. 

Com este projeto, a Junta de Agricultores de Cavião estima poupar mais de 20% de água superior, uma vez que as perdas de água estão a ser significativas.  

“Há muito que vimos a arranjar todo o percurso do canal de rega mas chegou a um ponto que já não conseguimos fazer mais porque a maior parte das manilhas estão destruídas e vai-se perdendo a água”, explica Carlos Sousa, responsável pela Junta de Agricultores de Cavião, em declarações ao Voz de Cambra.   

O investimento vai servir para reabilitar o regadio, num percurso de cerca de 1km, mas a Junta pretende ainda aumentar este canal e abranger tanques e açudes, adianta o responsável. 

Para além de Vale de Cambra, o Governo homologou esta quarta-feira mais três projetos de reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais em Viseu e Vinhais, com mais de 458.000 euros de investimento total. 

Os projetos são financiados a 100% no âmbito da operação 3.4.2 ‘Melhoria da eficiência dos regadios existentes’ do “Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020”, indica, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

Para o Governo, o objetivo passa por modernizar a agricultura, desenvolvê-la e torná-la mais competitiva e, com estes projetos, fazer com que os regadios públicos coletivos sejam mais eficientes e sustentáveis, explica no mesmo comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.


Leia esta noticia na integra na edição impressa do jornal Voz de Cambra! Em breve nas bancas!

Partilhar
Exit mobile version