Site icon Voz de Cambra

“Holograma” traz Casa da Música a Vale de Cambra

Com um programa de quatro dias – 17 a 20 de fevereiro, que vai decorrer no Centro Cultural em Macieira de Cambra – o projeto “Holograma” traz a Vale de Cambra espetáculos de música clássica para ser ouvida e trabalhada pela comunidade valecambrense. O evento vai contar com a presença em palco de utentes da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente e de idosos da comunidade local, que já ensaiaram para o efeito.

O objetivo passa por levar a música clássica onde o consumo é escasso e o acesso estreito, mas também trabalhar com grupos minoritários ou socialmente desfavorecidos.

A Casa da Música (CdM) juntou-se ao projeto “Holograma”, uma parceria com a Área Metropolitana do Porto (AMP) e os 17 municípios que a integram para organizar eventos de cariz comunitário e pedagógico, descentralizando, o trabalho que vai fazendo através do seu Serviço Educativo.

Trata-se de uma equipa alargada que, no conjunto das atividades previstas, envolverá mais de 400 pessoas, só entre técnicos e músicos.

O projeto vai estender-se até 2023, com duas paragens previstas em cada um dos 17 municípios da AMP.

Em Vale de Cambra, o evento conta com a presença em palco de utentes da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente e de idosos da comunidade local, que já ensaiaram para o efeito.

Programação em Vale de Cambra: 

No dia 17 de fevereiro, decorrem duas sessões (9h30 e 11h) de um espetáculo destinado aos mais novos a partir dos 6 anos de idade, denominado “Les Feuilles Mortes” com conceção e direção artística de Factor E! e interpretação de Filipe Monteiro, João Costa, João Paulo Rosado, Paulo Gomes, e Rui Teixeira. Ainda no dia 17, pelas 21h30, acontece o “Concerto com a Comunidade” que se destaca pela presença em palco de utentes da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente e de idosos da comunidade local.

No dia 18 de fevereiro, sexta-feira, o Holograma leva ao palco do Centro Cultural o espetáculo para crianças “Pinóquio”, também em duas sessões (9h30 e 11h), com direção artística e interpretação de Paulo Neto e Sónia Sobral, João Pratas, Rodrigo Neves e Matilde Barbas na interpretação. Ainda neste dia, pelas 21h30 sobe ao palco o projeto “Salomé”, um concerto inovador e intimista.

No sábado, 19 de fevereiro, as crianças e famílias têm um momento especialmente dedicado a si com a reposição do espetáculo “Les Feuilles Mortes” às 10h e depois, às 11h30. Ainda neste sábado, à noite pelas 21h30 sobem ao palco os Solistas da Casa da Música, formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música, do Remix Ensemble ou do Coro Casa da Música. No alinhamento destes recitais encontram-se composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música. 

O Holograma encerra, em Vale de cambra, no no dia 20, pelas 17h, com o Concerto com a comunidade em que atuam uma vez mais utentes da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente e idosos. Antes disso, de manhã, volta a repor “Pinóquio” pelas 10h e pelas 11h30.

Partilhar
Exit mobile version