Site icon Voz de Cambra

CDC Macieira de Cambra integra jovens institucionalizados no futebol

13 jovens institucionalizados na delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra vão integrar progressivamente as equipas de futebol do CDC Macieira de Cambra, a partir desta quarta-feira. 

É no campo de futebol da Raposeira, em Macieira de Cambra que um grupo de jovens do centro de acolhimento da Cruz Vermelha de Vale de Cambra vai integrar as equipas do Clube Desportivo e Cultural (CDC).

A iniciativa partiu da direção do CDC Macieira de Cambra, que criou um projeto de integração dos jovens e aproximação das duas instituições.

“Queremos ajudar estes jovens institucionalizados na sua integração social e desenvolvimento”, afirma o presidente do clube, Leonel Costa, quando visitou a instituição para assinar o protocolo de cooperação e também oferecer a camisola do CDC aos jovens.  

O CDC Macieira de Cambra vai receber os rapazes nos seus escalões de formação, dando-lhes acesso a uma atividade desportiva e assumindo todos os custos inerentes: inscrição, exames médicos, seguro e equipamentos. 

“O objetivo é que se integrem nas nossas equipas e com eles partilhem experiências e aprendizagens”, descreve Tomé Bernardes, diretor do clube e responsável pelo projeto. 

A coletividade vai ainda ceder as instalações desportivas para que estes jovens possam realizar atividades de recreio e ainda lhes permite o acesso livre aos jogos do plantel sénior em casa. 

“Esta iniciativa combina aprendizagem no futebol, competição, mas também integração social” refere Tomé Bernardes.

Cabe à delegação da Cruz Vermelha apenas assegurar o transporte dos jovens de e para o complexo desportivo. 

Carla Antunes, da delegação de Vale de cambra explica a importância da parceria para estes jovens. 

“Ao passarem algum tempo fora da instituição, em contacto com um desporto, com outras realidades, fortalecem os laços afetivos entre eles e com os outros, desenvolvendo o espírito de companheirismo, mas também melhoram o relacionamento interpessoal, de modo a fortalecer laços de confiança e segurança”, recorda.

O desporto serve aqui de mecanismo de integração, refere Margarida Vigário da direção da delegação valecambrense. 

“É necessário continuar a apostar na integração destes jovens na comunidade valecambrense, de forma a assimilar valores humanos, sociais e culturais tão fundamentais para o seu crescimento, competências pessoais e sociais, mas também de responsabilidade e autonomia”, afirma. 

Com uma vida de obstáculos, o desporto surge como fator de mudança na rotina destes jovens, mas também na prática de uma modalidade que a todos atrai.

O Clube pretende replicar o modelo de parceria com outras associações do concelho, de forma a afirmar o seu papel de responsabilidade social perante as grandes causas que a comunidade enfrenta, mas também dar a conhecer as potencialidades de um clube que existe desde 1981, que tem formado centenas de jovens e promove iniciativas de carácter educativo, social, recreativo e cultural. 


Leia a notícia na integra na edição impressa! Em breve nas bancas!

Partilhar
Exit mobile version