Site icon Voz de Cambra

Património musical de Junqueira preservado pelos mais jovens 

14 senhoras da freguesia de Junqueira protagonizaram, este domingo, um espectáculo comunitário de canções recolhidas pela ADRIMAG/CLDS 4G Vale +Social através das gerações mais velhas da freguesia de Junqueira, ao qual se juntaram a Orquestra Juvenil da Banda Junqueirense e o Grupo Jovens Arcanjos.

Centenas de miúdos e graúdos assistiram ao espetáculo, que teve lugar na Igreja Paroquial de S. Miguel Arcanjo de Junqueira.

“De cantigas e saudades vive esta linda Junqueira” foi o nome atribuído ao evento, por ser este um dos versos de uma das canções que fazem parte do património imaterial da freguesia. 

As 14 senhoras da freguesia foram as protagonistas deste espetáculo, às quais de juntaram, a Orquestra Juvenil da Banda Junqueirense e o Grupo Jovens Arcanjos, que aceitaram o desafio lançado pela ADRIMAG, com arranjos musicais e direção artística de Inês Lapa|PELE. 

Com o objetivo dar continuidade a este legado, próprio da freguesia de Junqueira, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Quarta Geração (CLDS-4G) do concelho de Vale de Cambra – Vale +Social realizou vários encontros com a população local, onde se evidenciaram vozes únicas, habituadas a juntarem-se debaixo da oliveira ou com o rio pelo meio. 

“São modas do campo e danças de roda, com letras ricas em metáforas ligadas à natureza, segredando sabedoria e ancestralidade”, explica a organização.

Dos 19 lugares da freguesia vieram registaram-se as músicas que compuseram o espetáculo e que preservam a identidade cultural de Junqueira. 

Partilhar
Exit mobile version