Site icon Voz de Cambra

1.º Festival da Natureza dá a conhecer recursos naturais e tradições de Cepelos e Junqueira

Vai acontecer nos dias 7 e 8 de maio e pretende colocar literalmente os “Pés na terra”. A primeira edição do Festival da Natureza é organizado pela ADRIMAG mas vai contar com a colaboração da comunidade, para dar a conhecer os recursos naturais e tradições das freguesias de Cepelos e Junqueira, em Vale de Cambra. 

“Sendo um festival com uma forte componente ambiental, muitas das atividades previstas pretenderão dar relevo a esta dimensão. É um festival de base comunitária, que pressupõe um trabalho conjunto entre os vários agentes locais e as populações das aldeias onde as iniciativas ocorrerem”, explica a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG).

A iniciativa tem inicio a 7 de maio, na aldeia de Viadal, Cepelos, com uma caminhada fotográfica e interpretativa e tem inscrição obrigatória – https://forms.gle/8exe9Rb5PZ8tp8MT8, seguindo-se um almoço que conta com a organização da Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Ambiental de Viadal (ADCRA) de Viadal. O dia tem ainda animação musical com o grupo de concertinas “Esgota Pipas” e termina com jogos tradicionais. 

No dia 8 de maio, a iniciativa vai decorrer no Arestal, em Junqueira. Tem inicio com uma descoberta pelo Arestal – Observatório da Natureza, com inscrição obrigatória – https://forms.gle/DCHGL5qRfoMWFQGS7, seguindo-se um workshop sobre “Ervas silvestres para que vos quero”, da responsabilidade do Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra e que tem inscrição obrigatória – https://forms.gle/zaFi6BC1k9hRQjUz8. O dia continua com uma mostra de sopas “à lavrador”, com o acender da fogueira e confecção das sopas e termina com um workshop de dança tradicional, com a participação do Grupo Folclórico de S. Pedro de Castelões. 

A iniciativa decorre nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra – território Montanhas Mágicas e conta com a colaboração de várias entidades públicas, como a Câmara de Vale de Cambra e associações locais. 

Partilhar
Exit mobile version