Site icon Voz de Cambra

Alunos do Agrupamento de Escolas de Búzio recolhem lixo do concelho e colocam em ecopontos 

Durante o dia de hoje, 260 alunos do 10.º e 11.º anos e 24 professores do Agrupamento de Escolas de Búzio puseram as mãos à obra e vasculhou a cidade de Vale de Cambra à procura de resíduos. 

Desde a Senhora da Graça, à Barragem Eng. Duarte Pacheco, à Senhora da Saúde, à ciclovia, às levadas e praia fluvial de Burgães; ao parque junto à EB 2,3 de Vale de Cambra, foram vários os locais percorridos pelos alunos à procura de lixo, que foram deixando nos ecopontos ao longo do percurso e o restante foi recolhido pela carrinha da Ecoambiente. 

O motivo por trás desta ação nasceu do plano de ação Vale +Social, um Contrato Local de Desenvolvimento Social de Quarta Geração (CLDS-4G) do concelho de Vale de Cambra, coordenado e executado pela ADRIMAG, que prevê a realização de ações de educação ambiental.

O balanço foi “extremamente positivo”, porque serviu para “aprender, esclarecer dúvidas e conviver”, sublinhou Diana Martins, técnica do CLDS-4G, ao Voz de Cambra.

O Agrupamento de Escolas de Búzio foi parceiro desta entidade, que têm como objetivo comum envolver os jovens de forma ativa. 

“Sentimos que estas atividades são muito importantes. Sobretudo junto das crianças e jovens, que estão a desenvolver-se rumo a uma vida ativa. Sabemos que estas faixas etárias são flexíveis, gostam de aprender e transportam para as suas famílias muitos conhecimentos importantes”, referiu ainda a técnica. 

O CLDS 4G Vale +Social acredita na importância destas ações para a mudança de comportamentos.

“A nossa intenção foi sobretudo sensibilizar os jovens para a importância de cuidar da natureza, através da correta separação de resíduos, a par de uma atitude proativa de proteção no meio ambiente”, acrescentou.

O vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Alexandre Pinho participou na iniciativa, uma vez que a autarquia foi parceira nesta iniciativa, oferecendo inclusive, material que possibilitou a recolha do lixo. O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR também acompanhou os grupos e ajudou a explorar a importância da proteção ambiental. 

Partilhar
Exit mobile version