Site icon Voz de Cambra

Sever do Vouga é o primeiro município da região de Aveiro a assumir competências na área da ação social

“As pessoas passam a ter perto de casa respostas para as suas situações concretas”, sublinhou o presidente da Câmara de Sever do Vouga, aquando da adesão no Município à descentralização da ação social. 

Amadeu Lobo considera que a transferência de competências nesta área vai beneficiar a população do concelho, sendo agora da responsabilidade do Município, o serviço de atendimento e de acompanhamento social, entre outros requisitos, que visam acompanhar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. 

“Este atendimento social integrado irá funcionar, diariamente, na sede do concelho e, em paralelo, em todos as nossas freguesias, numa medida que consubstancia – como sempre defendemos – a valorização do concelho como um todo”, refere o autarca.

Sever do Vouga é o primeiro concelho da região de Aveiro a avançar com o processo de descentralização nesta área, enquadrada numa medida preconizada pelo Governo. No país, são já 80 os concelhos que aderiram a este processo. 

Pedro Amadeu Lobo já assinou protocolos de cooperação com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s), no âmbito da descentralização de competências, numa sessão que contou com a presença do diretor do centro distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, Fernando Mendonça. Foram estabelecidos acordos com a APCDI – Associação Pró-cidadão Deficiente Integrado, Centro Social Paroquial Maria da Glória, Fundação Bernardo Barbosa de Quadros e a Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga.

“Esta será também uma excelente oportunidade para dar corpo ao que já vamos fazendo do ponto de vista do trabalho de proximidade e parceria com as IPSS. Estas desempenham um papel essencial, designadamente junto da população desprotegida. O seu trabalho exemplar, no que se refere ao acompanhamento dos mais frágeis e vulneráveis, tem sido determinante nestes tempos de grande adversidade e, nesse sentido, importa enaltecer”, salientou.

No universo das IPSS´s, o edil sublinhou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores. 

“No universo das IPSS sediadas em território concelhio, que garantem a atividade assistencial, a promoção da saúde e o bem-estar a centenas de severenses, não podemos esquecer os seus colaboradores, cuja ação deve merecer de todos nós um público reconhecimento”, acrescentou o presidente da Câmara. 

Partilhar
Exit mobile version