Site icon Voz de Cambra

Semana Cultural traz gastronomia, cultura e desporto a S. Pedro de Castelões 

É a 29.º edição daquela que já é reconhecida pela festa da gastronomia no concelho de Vale de Cambra, mas também por atividades culturais e desportivas. Este ano, com a novidade de serem as coletividades da freguesia a organizar cada dia da Semana Cultural. 

A junta de freguesia de S. Pedro de Castelões organiza mais uma vez a Semana Cultural, juntamente com as festas em honra de S. Pedro. 

A abertura solene decorreu este sábado, na sede da junta de freguesia e contou com a presença das entidades públicas do concelho. 

O presidente da junta, Sérgio Soares salientou o facto de cada coletividade da freguesia organizar um dia da Semana Cultural e lembrou que esta será realizada com a prata da casa, com grupos de Vale de Cambra. 

A 29ª edição, decorre de 25 de junho a 3 de julho, no  centro da freguesia e contará com a tradicional gastronomia, como os famosos rojões, caldo verde e papas de sarrabulho em regime de take away e um variado programa cultural e desportivo.

O evento conta com a colaboração de várias associações e coletividades da freguesia e com o apoio da Câmara de Vale de Cambra.

O presidente da assembleia de freguesia de Castelões, Abel Soares, sublinhou a importância deste evento para a divulgação das atividades culturais, religiosas e desportivas da freguesia.

O presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva referiu-se a este evento como um exemplo daquilo que deve ser feito para diferenciar, valorizar, dar projeção e desenvolver o concelho.

“Vale de Cambra encontra-se no interior/litoral do país, tem baixa densidade populacional, com infra-estruturas insuficientes, precisa de algo que posicione o concelho e fomente o crescimento económico local”, salientou. Miguel Paiva acrescenta ainda que, para isso, é preciso dar a conhecer as principais mais valias de cada local e sinalizar os aspetos de maior potencial e que os diferencia”, lembrou.

O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro elogia a organização do evento da Semana Cultural e considerou que este tem a capacidade de “aglutinar e envolver as pessoas da freguesia e do concelho”.

“Este é um evento diferenciador e aglutinador de esforços e empenho de todos, que traz muitos visitantes à freguesia e ao concelho”, salientou. José Pinheiro acrescenta ainda que Vale de Cambra é um concelho “dinâmico, com economia que cria emprego, que produz e exporta, que é apetecível, com uma beleza paisagística e qualidade das pessoas que cá vivem e das associações culturais e desportivas, como são exemplo as que participam neste evento”, especificou o autarca.


O programa é vasto e conta com gastronomia, cultura, desporto e muita animação. Este sábado, pelas 21h30, sobe ao palco o teatro “A revolta da 3ª idade, do Grupo Cénico APDC.

Amanhã, dia 26 de junho, logo pela manhã (9h), vai acontecer a tradicional “Cãominhada – Caminhada a favor da “Bicharada e Cocome”. À noite, o grupo Duo C.&S. vai animar a noite.

O já habitual “Torneio Inter-Escolas” vai decorrer na segunda-feira, pelas 9h, no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra. A noite conta com a atuação de Armindo Pina.

O Torneio Inter-Escolas continua na manhã de terça feira e, pelas 20h, sobe ao palco a Escola de Concertinas – Acordeão da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões.

Nesta noite, pelas 21h desfilarão as Marchas Populares de: Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões, Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra e ACREC – Cepelos, seguidas da noitada de S. Pedro, com o Grupo Musical “NMP” e fogo de artifício.  

No dia 29 de junho, continua o Torneio Inter-Escolas, a final e entrega de prémios e, pelas 11h30, irá decorrer a inauguração de busto em homenagem ao pároco Joaquim Valente Martingo, que vai ficar na rotunda que liga à rua que já tem o seu nome, ao lado da igreja matriz. 

“O senhor padre Joaquim Martingo foi pároco da freguesia durante 44 anos e esta é uma forma de lhe agradecer tudo o que fez por nós e lhe mostrar que ficará para sempre na nossa memória”, declarou ainda Sérgio Soares. 

Neste mesmo dia da Semana Cultural, segue-se um almoço no recinto da praça de S. Pedro de Castelões e, pelas 21h, a noite de fados.  

A semana continua com uma nova iniciativa que vai levar ao palco de Castelões, “Ídolos da nossa terra”, que vai decorrer na quinta-feira, dia 30 de junho. Já no dia 1 de julho, vai decorrer o 14.º Passeio Noturno BTT 2022 Intercaima Bike, seguido do espetáculo da Companhia de Dança Jovem 2 Singular- Associação Cultural e de uma demonstração coreográfica do espetáculo “O Assalto”, pela Compassos Academia D’Artes. O dia finaliza com o concerto acústico de Abem Soares.

No dia 2 de julho, há lugar para o Canto Cambra da Universidade Sénior de Vale de Cambra, seguido do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões e da Academia de Cantares da Foz do Douro.

O último dia, domingo, conta com a exposição e 25º Passeio de Automóveis Antigos “À Suiça Portuguesa”, organizado pelo Sport Club de Cambra, seguido de porco no espeto. As cerimónias religiosas terão lugar pelas 17h, com a eucaristia solene em honra do padroeiro S. Pedro, seguido da procissão que será acompanhada pela Banda de Música de Vale de Cambra. A Semana Cultural encerra pelas 19h deste dia.

Partilhar
Exit mobile version