Site icon Voz de Cambra

Há 13 voluntários preparados para implementar o Projeto Rios em Vale de Cambra  

O curso de formação de monitores no âmbito do projeto Rios é uma iniciativa ministrada pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e dinamizado e financiado localmente pela Câmara Municipal, através do Centro de Educação Ambiental, que visa o envolvimento da sociedade civil na conservação dos espaços fluviais. 13 voluntários valecambrenses já fizeram o curso, que decorreu nos dias 18 de 19 de junho. 

A ação permitiu não só dar continuidade à implementação do Projeto Rios, como também fortalecer as relações de parceria com os grupos que já adotaram troços de rio, fornecendo-lhes os conhecimentos técnicos e as estratégias necessárias à valorização e preservação dos rios do concelho. 

As entidades com troços de rio adotados são: o Agrupamento de Escuteiros CNE de S. Pedro de Castelões; o Agrupamento de Escuteiros CNE de Cepelos; a Associação Cultural, Recreativa e Educativa Cepelense; a Associação dos Amigos da Pontemieiro; a EB 2,3 das Dairas; a Escola Secundária de Vale de Cambra e a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.

Lançado na Catalunha em 1997, o Projeto Rios foi adaptado e promovido em Portugal, desde 2006, pela ASPEA em parceria com a Associação de Professores de Geografia, Liga para a Proteção da Natureza e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A aplicação prática deste projeto faz com que seja possível aprender a valorizar a importância das linhas de água e ao mesmo tempo implementar, através de uma rede assente em voluntariado ambiental, mecanismos de observação, monitorização ou vigilância, visando a conservação e adoção de diferentes troços de rios.

Partilhar
Exit mobile version