Site icon Voz de Cambra

Ponte dos Coronados recebe esta sexta-feira espetáculo de teatro “As Gentes do Rio”

Evento vai decorrer esta sexta-feira na Ponte dos Coronados, no lugar de Entre pontes, em S.Pedro de Castelões, pelas 21h30. 

As histórias das Gentes do Rio da Ponte dos Coronados serviram de inspiração para o grupo “Urze Teatro”, que ali vai representar uma peça de teatro, juntamente com a a Academia de Música de Vale de Cambra, a Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões (APDC), a Comissão de Moradores do Mártir; o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões e Intercaima. 

O evento vai decorrer na Ponte dos Coronados, no lugar de Entre Pontes, em S. Pedro de Castelões, um ponto de encontro entre o rio Caima e o rio Vigues. 

“Trata-se de uma ponte medieval-românica, em que grande parte das pedras utilizadas na sua construção se encontram sigladas, ostentando siglas, em forma de cruz, visíveis nos adobes dos arcos. Possui dois arcos desiguais formados por aduelas bem talhadas, tabuleiro em lombo de asno com plano horizontal e calçada irregular, protegida por guardas laterais em cantaria de bom aparelho, que se supõem ser contemporâneas da construção da ponte. As restantes guardas são feitas em aparelho irregular, com travamento deficiente e com grande recurso a cunhas”, explica a ADRIMAG, na sua promoção ao evento.  

A iniciativa faz parte do projeto “Lendas Mil – palcos improváveis”, que tem vindo a deixar a sua marca cultural em várias aldeias do concelho de Vale de Cambra e têm recolhido o conhecimento das histórias e tradições dos povos por onde passa. 

O projeto tem como objetivo dinamizar as aldeias e as suas comunidades e, também aqui, vai envolver a comunidade local em torno das criações culturais. 

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra em parceria com a ADRIMAG  e insere-se no programa do evento Lendas Mil, financiado pelo Norte2020, Património Cultural – Programação Cultural em Rede.

Partilhar
Exit mobile version