Site icon Voz de Cambra

“Feira dos 16” de Cepelos com balanço “extremamente positivo”

O evento decorreu esta terça feira no Parque de Lazer de S. João Baptista de Cepelos e contou com a realização do 25.º Concurso de Bovinos da Raça Arouquesa, gastronomia, artesanato, música e o envolvimento das associações e coletividades da freguesia. O balanço foi “extremamente positivo”, disse o presidente da junta, Nelson Almeida. 

“O envolvimento dos que visitaram a Feira neste dia e o espirito de equipa da organização foram o ponto alto do evento deste ano. Contámos com a participação ativa de várias associações da freguesia, o que foi uma mais valia”, adiantou Nelson Almeida, no final desta terça-feira, 16 de agosto. 

Cepelos volta a honrar tradição da “Feira dos 16”, depois de dois anos de interregno devido à pandemia. O evento deu continuidade “ao legado deixado pelos seus criadores”, disse Nelson Almeida ao Voz de Cambra. 

O Concurso de Bovinos da Raça Arouquesa trouxe a Cepelos vários exemplares de animais da raça arouquesa, que vieram do concelho de Vale de Cambra, mas também dos concelhos vizinhos e até de concelhos mais distantes da região. 

A gastronomia local esteve bem presente nesta Feira e foi possível provar a diversidade gastronómica desenvolvida em torno desta raça.

O evento contou ainda com uma Mostra de Artesanato da região e a música também esteve presente nesta Feira, com a atuação do “Grupo de Concertinas de Carregosa”.

Já para o final do dia, decorreu uma luta de carneiros e a Feira terminou com um Torneio “Relâmpago” de Sueca, cujos prémios foram: um carneiro para o vencedor, dois galos para o segundo prémio, dois coelhos para o terceiro prémio e duas garrafas de vinho para o quarto prémio. 

O evento, que tem como objetivo promover e incentivar a criação de gado de raça arouquesa, foi organizado pela junta de freguesia de Cepelos, pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, pela Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA), Associação Cultural, Recreativa Educativa Cepelense (ACREC),  ACD de Vilar, Associação de Desenvolvimento Tabaçô e Colectividade para o Desenvolvimento Integral de Gatão.    

Partilhar
Exit mobile version