Site icon Voz de Cambra

Freita recebe atletas de todo o país para competir na prova nacional de Skyrunnig

 A edição deste ano do Freita Skyrunnig vai realizar-se a 1 e 2 de outubro, na Serra da Freita, em Arões. Trata-se de uma “Prova Oficial de Skyrunning – Portugal 2022”, título atribuído pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que conta com atletas de norte a sul do país. O evento é organizado pela Associação Desportiva e Cultural de Felgueira (ADCF), em parceria com o Município de Vale de Cambra, e tem como objetivo promover a competição saudável, mas também a gastronomia e cultura das suas gentes.

Com quatro provas, duas delas competitivas, o Freita Skyrace® (25 km e 1500 D+), o Freita Skymarathon® (42km e 2800 D+). O Freita mini-skyrace/caminhada não sendo competitiva conta com 15km e 330 D+ e o Freita Vertical (4km e 880 D+), que começou a ser realizado a partir de 2018.

Organizado pela Associação Desportiva e Cultural de Felgueira (ADCF), em Arões, o Freita Skyrunnig é realizado, desde 2017, em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra e em cooperação com várias instituições públicas e privadas.

Nesta prova, os participantes vão estar divididos por escalões competitivos. Mini SkyRace: Geral M/F; Freita Vertical: Juvenis M/F – entre 15 e 17 anos; Juniores M/F – entre 18 e 20 anos; Sub-23 M/F – entre 21 e 23 anos; Seniores M/F – entre 24 e 39 anos; Veteranos M40/F40 – entre 40 e 49 anos; Veteranos M50/F50 – ≥ 50 anos; Geral M/F; Freita Skyrace e skymarathon: Sub-23 M/F – ≤ 23; Seniores M/F – entre 24 e 39 anos; Veteranos M40/F40 – entre 40 e 49 anos; Veteranos M50/F50 – ≥ 50 anos e Geral M/F. 

O objetivo da ADCF é dar a conhecer a Serra da Freita, envolver as suas populações, trazer o desporto de volta a estas terras e mostrar aos atletas uma variedade de trilhos e caminhos usados pelos seus antepassados, que para se deslocarem aos campos, moinhos ou entre aldeias, algumas das quais, hoje, abandonadas.

“Conseguimos com esta atividade mostrar não só os trilhos e promover a competição saudável, mas também a nossa gastronomia e cultura, as nossas gentes e costumes, a dedicação entre voluntários e o entusiasmo na população”, referiu o presidente da Associação, José Ferreira, ao Voz de Cambra.

A abertura do evento acontece no dia 1 de outubro, em Arões e o primeiro transporte do grupo sairá às 15h para Paraduça, Arões. 

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal já lhe atribuiu a designação de “Prova Oficial de Skyrunning – Portugal 2022” e contará para as classificações nacionais da modalidade. Alice Lopes, atleta que faz parte da ADCF, já participou em vários campeonatos nacionais e internacionais e, a 11 de setembro deste ano, sagrou-se a melhor portuguesa na Seleção Nacional de Skyrunning a disputar o Campeonato do Mundo Skyrunning, em Itália.

Uma prova de Skyrunning é uma corrida particularmente exigente e de elevada dificuldade técnica, que se aproxima do alpinismo, deixando muitas vezes os trilhos marcados para escolher um percurso rochoso, onde os caminhos nem sempre são evidentes. Enquanto uma qualquer corrida na natureza pode escolher trilhos, caminhos bem definidos e/ou estradões que contornam uma montanha, uma prova de Skyrunning tem como objetivo o cume dessa montanha.


Partilhar
Exit mobile version