Site icon Voz de Cambra

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam a Vale de Cambra a 9 de outubro

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora – vão peregrinar por Vale de Cambra, entre os dias 9 e 11 de outubro. 

Antes da Jornada Mundial da Juventude – que estava prevista para o verão de 2022, mas que acontece, em Lisboa, em agosto do próximo ano, devido à pandemia – os símbolos vão percorrer a diocese do Porto e vão estar na Vigararia de Arouca – Vale de Cambra: em Vale de Cambra entre 09 e 10 de outubro (de manhã) e, em Arouca, dia 10 (à tarde) e 11 de outubro, revelou ao Voz de Cambra, o pároco desta Vigararia, padre José Araújo.  

Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representa: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem a cada Jornada, os símbolos partem em peregrinação, com o objetivo de anunciarem o Evangelho e acompanharem os jovens, nas realidades em que vivem. 

A Cruz peregrina tem 3,8 metros de altura e foi construída a propósito do Ano Santos, em 1983 e confinada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada a todo o mundo. Deste então, a Cruz peregrina iniciou uma viagem que já percorreu perto de uma centena de países. 

A Cruz, feita em madeira, já foi transportada de vários meios, como a pé, de barco, de trenó, gruas e tratores, passando ainda por escolas, universidades, prisões, selva, hospitais, centros comerciais, entre muitos outros. 

Quanto ao ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tem 80 centímetros de largura e 1,20 metros de altura. O  ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica. 

Partilhar
Exit mobile version