As escolas e Biblioteca Municipal do concelho vão receber a primeira edição do Festival Literário de Vale de Cambra. O evento é promovido pela Autarquia e a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e vai decorrer entre os dias 28 e 29 de outubro.
A iniciativa integra as comemorações dos 113 anos da Linha do Vouga e tem como enfoque as temáticas em torno do universo ferroviário, valorizando o seu impacto no contexto local e regional.
A comunidade escolar de Vale de Cambra recebe o evento, no dia 28 de outubro, nas bibliotecas escolares e centro cultural, em Macieira de Cambra, onde irão ocorrer conversas com os autores Nuno Caravela, Isabel Zambujal e M.G. Ferrey, e com a ilustradora Cátia Vidinhas.
No dia 29 de outubro, é a vez da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra servir de palco ao “Comboio da Literatura”. A sessão contará com a abertura às 15h a cargo do presidente da Câmara Municipal, José Pinheiro, à qual se seguirá a apresentação do projeto editorial do livro infantil – “Caima: o comboio do Vale Mágico”, que será editado em dezembro. “Esta obra literária infantil foi escrita para o Município de Vale de Cambra, tendo por inspiração, uma vez mais, o universo dos comboios”, explica a autarquia valecambrense.
Filipa Melo é a autora da primeira sessão do Comboio da Literatura, com a moderação de Sérgio Almeida. Já a segunda sessão, também com a moderação de Sérgio Almeida, terá como protagonista Tânia Ganho. O encontro termina com o “Café e o momento musical”.
A Biblioteca Municipal conta, desde o dia 12 de outubro, com a exposição “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga”, com peças cedidas pelo Museu Nacional Ferroviário, estando patente até o dia 10 de novembro.
O “Festival Literário de Vale de Cambra” será realizado no âmbito do “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”.
Trata-se de um conjunto de ações, programadas em rede, para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, procurando explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.
O projeto é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O projeto @avoltadovaledasvoltas tem página no Facebook e Instagram e pode também ser consultado em www.avoltadovaledasvoltas.amtsm.pt.
PROGRAMA
POUCA TERRA
Data: 28 de outubro’22
Autor: Nuno Caravela
Local: Centro Cultural Macieira de Cambra
Horário: 10h – 11:30h
Público-alvo: 1º ciclo – 4º ano e 3º (200 crianças)
LOCOMOTIVAS
Data: 28 de outubro’22
Autora: Isabel Zambujal
Local: Escola de Dairas (Biblioteca Escolar de Dairas)
Horário: 10h – 11:30h
Público-alvo: 2º Ciclo – 5º ano
CARRUAGENS
Data: 28 de outubro’22
Autora: il. Cátia Vidinhas
Local: Escola Secundária (Biblioteca Escolar da Escola Secundária )
Horário: 09h – 11h
Público-alvo: 3º Ciclo – 9º ano
LONGO CURSO
Data: 28 de outubro’22
Autora: M.G. Ferrey
Local: Escola Secundária (Auditório da Escola Secundária)
Horário: 10h-11:30h
Público-alvo: Alunos de humanidades – 10º, 11º, 12º anos
COMBOIO DA LITERATURA
Data: 29 de outubro’22
Local: Biblioteca Municipal de Vale de Cambra
Público-alvo: Público em Geral
Programa:
15: 00h – Abertura da Sessão – José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra
15:15h – Apresentação do projeto editorial do livro infantil – “Caima: o comboio do Vale Mágico”
15:45h – 1ª sessão do comboio da Literatura – Filipa Melo com moderação de Sérgio Almeida e 16:15h – 2ª sessão do comboio da Literatura – Tânia Ganho com moderação de Sérgio Almeida
17:00h – Encerramento – Café e momento musical