Site icon Voz de Cambra

Tiago Fernandes sobre transferência de competências na Ação Social: “É preciso criar um plano estratégico com o envolvimento das Instituições do concelho”

A menos de dois meses da transferência de competências na área da Ação Social para as autarquias, o vereador Tiago Fernandes diz que “é preciso criar um plano estratégico para o setor social”, mas “com o apoio e envolvimento” das Instituições de Solidariedade Social (IPSS´s) do concelho. 

Foi no contexto de uma visita à Delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa, que o vereador sem pelouro da Câmara de Vale de Cambra, eleito com o apoio do PS, sublinhou a importância de haver um plano estratégico para o setor social do concelho. 

Tiago Fernandes, acompanhado por Ana Isabel Vilar, enfermeira e especialista em Saúde Pública e professora do Ensino Superior Politécnico, abordou, em reunião com o presidente da Delegação da Cruz Vermelha, José Roque, entre outros temas, o aproximar da data da transferência de competências na área da Ação Social para a Câmara Municipal, prevista para 01 de janeiro de 2023.

O vereador diz que é preciso conhecer a posição do Município de Vale de Cambra e o que este pretende fazer no concelho relativamente a esta temática. Sublinha que esta transferência deverá, antecipadamente, “criar planos e medidas concretas, assentes numa avaliação rigorosa das necessidades que nos permita debater e negociar com o Governo o melhor para Vale de Cambra”, refere. 

Tiago Fernandes, deu o exemplo da Delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa, como uma IPSS, “com um papel fundamental na nossa comunidade, que procura apoiar e incentivar a inserção social de jovens em contextos difíceis”, frisa.

“É vital a elaboração de um plano estratégico para o setor social, projetado com o apoio e envolvimento das IPSS´´s do nosso concelho, como uma ferramenta vital para garantir a sustentabilidade dos serviços prestados por estas entidades. Temos que pensar o presente e o futuro, não menosprezando o passado destas instituições e o seu know-how.”, reforça.  

Tiago Fernandes, Ana Isabel Vilar e a Delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra partilharam da posição de que “é importante a criação de sinergias entre as Instituições e a comunidade”.

Partilhar
Exit mobile version