Site icon Voz de Cambra

Pontemieiro promove Arraial da Moira com saberes e sabores rurais 

O Arraial da Moira vai acontecer a 12 de novembro, no próximo sábado, dia 12 de novembro, em Pontemieiro, na freguesia de Junqueira. 

Os Saberes e Sabores Rurais vão estar presentes no evento “Arraial da Moira”, que é promovido pela Associação dos Amigos da Pontemieiro. 

O Arraial vai contar com atroadas e narrativas. Do programa faz parte a atividade “Olha a História!”, pelas 14h30, uma iniciativa que vai levar a Pontemieiro, a autora do livro “Origens, Poemas e Lendas, Irene Dias. 

Pelas 15h, “Olha ó Baile!”, traz um Concerto com 7Brass e, pelas 15h15, o Magusto da Moira. A lenda da moira do calhau do tronco tem servido de inspiração às várias iniciativas que têm decorrido em Pontemieiro. “Reza a lenda que há muito muito tempo existiu uma Moira que transportava à cabeça uma enorme pedra – o Calhau do Tronco. Esta Moira tinha poderes mágicos que lhe permitiam fabricar, tecer e cortar o fio da vida, determinando o destino das pessoas. Um dia, ao passar no bico do Castro,sentou-se na pedra e ao contemplar a beleza da paisagem à sua frente percebeu que se deixasse o destino de cada pessoa entregue a si própria o mundo seria um lugar melhor. Reza a lenda que, no momento em que a Moira decidiu parar de fiar, a roca se transformou em ouro…”. 

Para além destas atividades, o evento conta ainda com mostras de artesanato e de sabores locais, mas também o contacto com a natureza, com as suas gentes, gastronomia e tradições.

Partilhar
Exit mobile version